Reparo completo melhor do que sobreposição do esfíncter anal

Investigadores canadenses compararam o reparo de sobreposição com o reparo completo de rompimentos obstétricos para investigar qual procedimento resulta em uma proporção maior de incontinência flatal. Eles escolheram aleatoriamente 149 mulheres que deram à luz uma vez apenas e que sofreram laceração de terceiro e quarto grau do períneo para um reparo primário do esfíncter, utilizando tanto a técnica de cirurgia completa (n=75) quanto a técnica de cirurgia de sobreposição (n=74) usando poligiconato 3-0.

Eles descobriram: "Mulheres que se submeteram ao reparo de sobreposição, comparado ao reparo completo, tiveram maiores proporções de incontinência flatal, 61% comparado a 39% (OR 2.44). A taxa de incontinência fecal também foi maior, 15% comparado a 8% (OR 1.97) mas não alcançaram significação estatística. Proporções de defeitos no esfíncter anal interno e externo não diferem significativamente entre os grupos e não se correlacionam com sintomas de incontinência anal. A incontinência fecal foi mais alta quando houve um defeito em ambos músculos do esfíncter. A função do esfíncter anal como avaliado pela manometria não diferiu significativamente entre os grupos."

Os autores concluíram: "Reparo completo de rompimentos obstétricos de terceiro e quarto grau do esfíncter anal está associado a baixas proporções de incontinência anal quando comparado a reparo de sobreposição."

A diferença foi modesta e não significativa estatisticamente para o resultado mais importante de incontinência fecal.

Para o resumo completo, clique aqui.

Obstet Gynecol 116(1):16-24, Julho de 2010 © 2010 to the American College of Obstetricians and Gynecologists
Reparo de Sobreposição Comparado a Reparo Completo de Rompimentos Obstétricos de Terceiro e Quarto Grau do Esfíncter Anal: Experimento Controlado e Randomizado. Scott A. Farrell, Donna Gilmour, Geoffrey K. Turnbull, et al. Correspondência para Dr. Farrell: scott.farrell@iwk.nshealth.ca

Categoria: W. Gravidez, parto, Planejamento Familiar. Palavras-chave: esfíncter anal, obstétrico, laceração perineal de terceiro grau, laceração perineal de quarto grau, incontinência fecal, incontinência flatal, experimento controlado e randomizado, journal watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor, 3 de Agosto de 2010