Antagonistas de leucotrieno como terapia de controle da asma de primeira linha ou adicional

Estes pesquisadores do Reino Unido conduziram dois estudos paralelos, multicentros e pragmáticos para avaliar a eficácia real de um antagonista dos receptores dos leucotrienos (LTRA) comparado com um glicocorticoide inalado para terapia de controle da asma de primeira linha ou um antagonista de beta-2 de longa atuação (LABA) como terapia adicional em pacientes já recebendo terapia de glicocorticoide inalado. Pacientes elegíveis do atendimento primário entre 12 e 80 anos de idade tinham qualidade de vida limitada devido à asma (pontuação no Mini-Questionário sobre Qualidade de Vida e Asma {MiniAQLQ} de 6 ou menos) ou controle inadequado da asma (pontuação no Questionário sobre Controle da Asma {ACQ} de 1 ou mais). Eles indicaram pacientes aleatoriamente para 2 anos de terapia de rótulo aberto, sob os cuidados de seu médico habitual, com LTRA (148 pacientes) ou um glicocorticóide inalado (158 pacientes) no estudo da terapia de controle de primeira linha e LTRA (170 pacientes ) ou LABA (182 pacientes) adicionados a um glicocorticóide inalado no estudo de terapia adicional.

Eles descobriram que: "As pontuações medias no MiniAQLQ aumentaram de 0,8 para 1,0 ponto durante um período de 2 anos em ambos os estudos. Em 2 meses, as diferenças nas pontuações no MiniAQLQ entre os dois grupos de tratamento corresponderam a nossa definição de equivalência. Em 2 anos, as pontuações medias no MiniAQLQ se aproximaram da equivalência, com uma diferença média ajustada entre os grupos de tratamento de -0,11 no estudo da terapia de controle de primeira linha e de -0,11 no estudo da terapia adicional. As taxas de exacerbação e as pontuações no ACQ não diferiram significativamente entre os dois grupos."

Os autores concluíram que: "Os resultados do estudo em 2 meses sugerem que o LTRA foi equivalente a um glicocorticóide inalado como terapia de controle de primeira linha e ao LABA como terapia adicional para vários pacientes do atendimento primário. A equivalência não foi comprovada em 2 anos. A interpretação dos resultados da pesquisa pragmática pode ser limitado pelo cruzamento entre os grupos de tratamento e falta de um grupo de placebo."

Importante porque alguns pacientes têm forte preferência por terapias de controle oral.

Para o artigo completo, clique aqui.

N Engl J Med 364:1695-170, 5 de Maio de 2011 © 2011 para a Massachusetts Medical Society
Leukotriene Antagonists as First-Line or Add-on Asthma- Controller Therapy. David Price, Stanley D. Musgrave, Lee Shepstone, et al. Correspondências para Dr. Price: david@rirl.org

Categoria: R. Respiratório. Palavras-chave: asma, terapia de controle, antagonista dos receptores dos leucotrienos, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicada em Global Family Doctor 13 de Maio de 2011