Dose de opióides associada à mortalidade em pacientes com dor não malígna

 Estes autores canadenses conduziram um estudo de caso-controle baseado na população de Ontário, Canadá, residentes entre 15 e 64 anos de idade que eram elegíveis para a cobertura de prescrição de medicamentos com financiamento público e que receberam um opióide de Agosto de 1997 até Dezembro de 2006 para dor não maligna. O resultado de interesse foi de morte relacionada a opióide, conforme determinado pelo legista investigador. O risco de morte relacionada a opióide foi comparado entre pacientes tratados com várias doses diárias de opióides.

Eles relataram que: “Entre 607.156 pessoas de idades entre 15 e 64 anos com prescrição para um opióide ao longo do período de estudo, identificamos 498 pacientes elegíveis cujas mortes foram relacionadas a opióides e 1714 se igualaram aos controles. Após ajuste multivariado extensivo, verificou-se que uma dose comum diária de 200mg ou mais de morfina (ou equivalente), foi associada a um aumento de quase 3 vezes no risco de mortalidade relacionada a opióide (RC, 2,88) em relação a baixas doses diárias (menos de 20 mg de morfina, ou equivalente). Foram encontrados aumentos significantes, mas atenuados em mortalidade relacionada a opióide com doses intermediárias destes (50-99 mg/d de morfina: RC, 1,92; 100-199 mg/d de morfina: RC, 2.04).”

Os autores concluíram que: “Entre pacientes recebendo opióides para dor não maligna, a dose diária é associada fortemente à mortalidade relacionada a opióide, particularmente em doses que excedam os limiares recomendados em orientações clínicas recentes.”

Bom motivo para evitar prescrever opióides em doses maiores que as recomendadas.

Para o artigo completo, clique aqui.

Arch Intern Med 171(7):686-691, 11 de abril de 2011 © 2011 para a American Medical Association
Opioid Dose and Drug-Related Mortality in Patients With Nonmalignant Pain. Tara Gomes, Muhammad M. Mamdani, Irfan A. Dhalla, J. Michael Paterson, David N. Juurlink. Correspondência para Ms. Gomes: tara.gomes@ices.on.ca

Categoria: A. Geral/Não específica. Palavras-chave: opióides, dor não maligna, morte relacionada a opióide, estudo de caso-controle aninhado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor 29 de abril de 2011