Segurança e eficácia no uso fora da bula de antipsicóticos atípicos

Antipsicóticos atípicos são utilizados fora da bula em situações tais com agitação, ansiedade e transtorno obsessivo-compulsivo. Estes pesquisadores americanos realizaram uma revisão sistemática sobre a segurança e eficácia de medicamentos antipsicóticos atípicos utilizados fora de bula. Eles procuraram em PubMed, EMBASE, CINAHL, PsycInfo, Cochrane DARE e CENTRAL para testes controlados no idioma inglês de risperidona, olanzapina, quetiapina, aripiprazol, ziprasidona, asenapina, iloperidone ou paliperidona em usos fora da bula em pacientes adultos. Eles incluíram grandes estudos observacionais para caracterizar eventos adversos.

Os pesquisadores descobriram que: “Entre 14 testes controlados com placebo de pacientes idosos com demência, relatando um resultado de pontuação total global que inclui sintomas tais como psicose, alterações no humor e agressão, efeitos pequenos mas estatisticamente significantes que variam de 0,12 e 0,20 foram observados para aripiprazol, olanzapina e risperidona. Para transtorno de ansiedade generalizado, uma análise retirada de 3 testes mostraram que a quetiapina foi associada a 26% de uma resposta favorável (definida como pelo menos 50% de melhora na Escala de Ansiedade de Hamilton) comparada com placebo. Para transtorno obsessivo-compulsivo, a risperidona foi associada a 3,9 vezes maior probabilidade de uma resposta favorável (definida como 25% de melhora na Escala de Sintomas Obsessivo-Compulsivos de Yale-Brown) comparado com placebo. Em pacientes idosos, eventos adversos incluíram um aumento no risco de morte (número necessário para causar danos [NND

Os pesquisadores concluíram que: “Benefícios e danos variam dentre os medicamentos antipsicóticos atípicos utilizados fora da bula. Para escores de sintomas comportamentais globais associados com demência em pacientes idosos, benefícios pequenos mas significativos foram observados para aripiprazol, olanzapina e risperidona. A quetiapina foi associada a benefícios no tratamento de transtorno de ansiedade generalizado, e a risperidona foi associada a benefícios no tratamento de transtorno obsessivo-compulsivo. Entretanto, eventos adversos foram comuns.”

Este estudo fornece caracterização importante na segurança e eficácia de antipsicóticos atípicos em uma variedade de usos fora da bula.

Para o resumo completo, clique aqui.

JAMA 306(12):1359-1369, 28 de setembro de 2011 © 2011 American Medical Association
Efficacy and Comparative Effectiveness of Atypical Antipsychotic Medications for Off-Label Uses in Adults. Alicia Ruelaz Maher, Margaret Maglione, Steven Bagley, et al.

Categoria: P. Psicológico. Palavras-chave: antipsicóticos atípicos, agitação, TOC, ansiedade, fora da bula, revisão sistemática e meta-análise, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 11 de outubro de 2011