A pressão arterial de adolescentes e a mortalidade subsequente

Estes pesquisadores suecos examinaram a relação entre pressões arteriais no final da adolescência e a mortalidade posterior através de um estudo de coorte nacional. Os participantes eram homens suecos (n=1,207,141) que haviam sido recrutados para as forças armadas. A idade média da iniciação era de 18,4 anos e os recrutas foram acompanhados por uma média de 24 anos.

Os pesquisadores descobriram que: "Durante o acompanhamento, 28?934 (2,4%) homens morreram. A relação entre a pressão arterial sistólica e a mortalidade total tinha a forma de U, com o risco menor de pressão arterial sistólica de aproximadamente 130 mm Hg. Este padrão foi conduzido pela relação entre mortalidade não-cardiovascular, enquanto a relação entre mortalidade cardiovascular estava aumentando monotonicamente (risco maior com pressão arterial mais alta). A relação entre a pressão arterial diastólica e o risco de mortalidade estava aumentando monotonicamente e mais forte do que a relação entre a pressão arterial sistólica, em termos de risco relativo e fração atribuível populacional (mortes que poderiam ter sido evitadas se a pressão arterial estivesse na pontuação ideal). As relações entre a mortalidade cardiovascular e não-cardiovascular foram semelhantes, com um limite de risco aparente na pressão arterial diastólica de aproximadamente 90 mm Hg, abaixo do qual a pressão arterial diastólica e a mortalidade eram independentes, e acima do qual o risco aumentou vertiginosamente com pressões arteriais diastólicas mais altas."

Os pesquisadores concluíram que: "Em homens adolescentes, a relação entre pressão arterial diastólica e mortalidade foi mais consistente do que a relação entre pressão arterial sistólica. Considerando as tentativas atuais para a detecção mais cedo e para a prevenção do risco, estas observações enfatizam o risco associado à pressão arterial diastólica alta em adultos jovens."

A pressão arterial na adolescência, particularmente a pressão arterial diastólica, foi relacionada à mortalidade subsequente

Para o resumo completo, clique aqui.

BMJ 342:d643, 22 de fevereiro de 2011 © 2011 BMJ Publishing Group Ltd.
Association of blood pressure in late adolescence with subsequent mortality: cohort study of Swedish male conscripts. Johan Sundström, Martin Neovius, Per Tynelius, Finn Rasmussen. Correspondências para J Sundström: johan.sundstrom@medsci.uu.se

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: pressão arterial, sistólica, diastólica, adolescência, mortalidade, estudo de coorte, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor 8 de março de 2011