Acompanhamento dos resultados de saúde do estudo da Iniciativa Saúde da Mulher

A Iniciativa Saúde da Mulher gerou uma grande agitação ao ser paralisada prematuramente devido a um aumento no risco de enfarte em pacientes que recebiam reposição de estrogênio. Estes pesquisadores dos EUA realizaram acompanhamentos de pós-intervenção no tratamento de mulheres com estrogênios conjugados eqüinos (ECE) e mulheres em situação pós-histerectomia (n = 7645).

Os pesquisadores relataram que: ”O risco de pós-intervenção (taxa anual) para DAC (Doença Arterial Coronariana) entre mulheres submetidas ao ECE foi de 0,64% comparado a 0,67% no grupo placebo (taxa de risco {TR}, 0,97;), 0,26% vs 0,34%, respectivamente, para câncer de mama (TR, 0,75), e 1,47% vs 1,48%, respectivamente, para mortalidade total (TR, 1,00). O risco de enfarte não era mais elevado durante o período de acompanhamento da pós-intervenção e foi de 0,36% entre as mulheres recebendo ECE comparado a 0,41% no grupo placebo (TR, 0,89), o risco de trombose venosa profunda foi menor em 0,17% vs 0,27%, respectivamente (TR, 0,63), e o risco de fratura de quadril não diferiu significantemente e foi de 0,36% vs 0,28%, respectivamente (TR, 1,27). Por todo o acompanhamento, persistiu uma baixa incidência de câncer de mama no grupo ECE e foi de 0,27% comparada a 0,35% no grupo placebo (TR, 0,77). Resultados de saúde foram mais favoráveis para mulheres mais novas comparados às mais velhas para DAC, enfarte total do miocárdio, câncer colorretal, mortalidade total, e índice global de doenças crônicas.”

Os pesquisadores concluíram que: “Entre mulheres após a menopausa com prévia histerectomia acompanhadas por 10,7 anos, o uso de ECE por uma média de 5,9 anos não foi associado a um risco aumentado ou diminuído de DAC, trombose venosa profunda, enfarte, fratura de quadril, câncer colorretal, ou mortalidade total. Um risco menor de câncer de mama persistiu.”

Não houve riscos para a saúde na pós-intervenção durante dez anos seguidos do Experimento da Iniciativa Saúde da Mulher entre mulheres em situação de pós-histerectomia que receberam estrogênios conjugados eqüinos.

Para o artigo completo, clique aqui.

JAMA 305(13):1305-1314, 6 de abril de 2011 © 2011 American Medical Association
Health Outcomes After Stopping Conjugated Equine Estrogens Among Postmenopausal Women With Prior Hysterectomy. Andrea Z. LaCroix, Rowan T. Chlebowski, JoAnn E. Manson, et al.

Categoria: A. Geral/Não Especificado. Palavras-chave: estrogênios conjugados equinos, reposição de estrogênio, enfarte, câncer de mama, Iniciativa Saúde da Mulher, Experimento com Estrogênio Isolado, acompanhamento de pós-intervenção de ensaios clínicos randomizados, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor 26 de abril de 2011.