“Acordos de tratamento” para pacientes usando opioides para dor crônica

O objetivo desta revisão sistemática por autores dos EUA era sintetizar estudos da associação dos acordos de tratamento e dos testes de drogas na urina com resultados do uso inadequado de opioides em pacientes ambulatoriais com dor crônica não-cancerígena. Eles incluíram estudos originais que tratavam de medicamentos opioides, dor crônica, e acordos de tratamento ou testes de drogas na urina, com um tamanho de amostra de 50 participantes ou mais e publicados em inglês, espanhol ou francês.

Eles descobriram que: "De 102 estudos elegíveis, 11 corresponderam aos critérios de inclusão; 6 foram em clínicas de dor e 5 em ambientes de atenção primária. Quatro estudos de atendimento primário examinaram estratégias de multicomponentes que incluíam apoio interdisciplinar. Todos os estudos foram observacionais e taxados como de qualidade baixa a adequada. Em 4 estudos com grupos de comparação, o uso inadequado de opioides foi modestamente reduzido (7% a 23%) após acordos de tratamento com ou sem testes de drogas na urina. Nos outros 7 estudos, a proporção de pacientes com uso inadequado de opioides após os acordos de tratamento, testes de drogas na urina, ou ambos variou amplamente (3% a 43%)."

Os autores concluíram que: "Uma evidência relativamente fraca apoia a eficácia de acordos de tratamento com opioides e testes de drogas na urina na redução do uso inadequado de opioides por pacientes com dor crônica. Mais pesquisas de formas eficazes de monitorar e reduzir o uso inadequado de opioides são necessárias, especialmente em ambientes de atenção primária."

Estudos bem projetados neste tema são extremamente necessários.

Para o resumo completo, clique aqui.

Annals of Internal Medicine 152(11):712-720, 1º de junho de 2010 © 2010 para o American College of Physicians
Systematic Review: Treatment Agreements and Urine Drug Testing to Reduce Opioid Misuse in Patients With Chronic Pain. Joanna L. Starrels, William C. Becker, Daniel P. Alford, Alok Kapoor, Arthur Robinson Williams, Barbara J. Turner. Correspondências para Dr. Turner: bturner@mail.med.upenn.edu

Categoria: HSR. Pesquisa de Serviços de Saúde. Palavras-chave: dor crônica, dor sem câncer, opioides, narcóticos, acordos de tratamento, teste de drogas na urina, revisão sistemática de estudos observacionais, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 22 de junho de 2010
Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.