Análise de rede social de um surto de tuberculose

Um surto de tuberculose ocorreu por um período de 3 anos numa comunidade de tamanho médio em Colúmbia Britânica, Canadá. Os resultados da genotipagem por número variável de repetições em sequência de unidades repetitivas intercaladas de micobactérias (MIRU- VNTR) sugeriu que o surto foi clonal. O rastreamento tradicional por contato não identificou uma fonte. Os autores usaram sequenciamento de genoma e análise de rede social num esforço para descrever a dinâmica do surto numa resolução maior. Eles sequenciaram os genomas completos de 32 isolados do surto de Mycobacterium tuberculosis e 4 isolados históricos (da mesma região, mas mostrados antes do surto) com os genótipos correspondentes, usando sequenciamento de leitura curta. Os dados epidemiológicos e genômicos foram sobrepostos numa rede social construída por meio de entrevistas com pacientes para determinar as origens e dinâmica de transmissão do surto.

Eles descobriram que: "Os dados do genoma revelaram duas linhagens geneticamente distintas do M. tuberculosis com genótipos MIRU-VNTR idênticos, sugerindo dois surtos concomitantes. A integração da análise de rede social e filogenética revelou vários eventos de transmissão, incluindo aqueles que envolviam ‘supertransmissores’. Ambas as linhagens descendiam de um ancestral comum e haviam sido detectadas na comunidade antes do surto, sugerindo um gatilho social, e não genético. A investigação epidemiológica mais aprofundada revelou que o início do surto coincidiu com um aumento registrado do uso de crack na comunidade.”

Os autores concluíram que: "Através da integração do sequenciamento em grande escala do genoma bacterial e de análise de rede social, mostramos que um fator socioambiental — provavelmente o uso de crack — provocou a expansão simultânea de duas linhagens existentes de M. tuberculosis sustentadas por membros-chave de uma rede social de alto risco. Apenas a genotipagem e o rastreamento de contato não capturaram a verdadeira dinâmica do surto."

Este estudo mostra um avanço significativo nos métodos epidemiológicos de investigação que serão úteis para estudos futuros.

 

N Engl J Med 364:730-739, 24 de Fevereiro de 2011 © 2011 para a Massachusetts Medical Society
Whole-Genome Sequencing and Social-Network Analysis of a Tuberculosis Outbreak. Jennifer L. Gardy, James C. Johnston, Shannan J. Ho Sui, et al. Correspondências para Patrick Tang: patrick.tang@bccdc.ca

Categoria: R. Respiratório, Z. Problemas Sociais. Palavras-chave: tuberculose, epidemiologia, crack, genotipagem, sequenciamento de genoma, análise de rede social, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicada em Global Family Doctor 22 de Março de 2011