Meta-análises recentes questionaram a proteção da aspirina na prevenção básica contra doenças cardiovasculares (CVD). Estes pesquisadores na Nova Zelândia procuraram avaliar os riscos e os benefícios do uso da aspirina para prevenção básica por grupo etário, sexo e categoria de risco. Taxas reduzidas de eventos cardiovasculares e sangramentos grandes foram calculados a partir dos dados nas triagens, que foram incluídos na meta-análise da Colaboração dos participantes em Triagens antitrombose (ATT).
Os pesquisadores descobriram que: “Os benefícios da monoterapia com aspirina aumentam os prejuízos tanto para homens quanto para mulheres com até 80 anos de idade com um risco de CVD calculado em cinco anos >15% na prevenção básica. O prejuízo poderá aumentar o benefício para prevenção básica para aqueles acima de 80 anos de idade. Para homens entre 70 e 79 anos, os benefícios da aspirina na prevenção básica é marginal quando adicionado a terapias redutoras de lipídios e de pressão arterial."
Os pesquisadores concluíram que: “A recente meta-análise da Colaboração levantou dúvidas a respeito da relativa segurança do uso de aspirina na prevenção básica de CVDs. Entretanto, a modelagem por categoria de risco e idade sugere que diretrizes atuais são justificadas ao recomendar aspirina para prevenção básica de CVDs naqueles cujo risco de CVD em cinco anos seja de 15% até a idade de 80 anos. Para homens entre 70 e 79 anos, considerar terapias redutoras de lipídios e da pressão arterial antes, então reavaliar se a aspirina acrescenta algum benefício líquido."
A aspirina parece ainda ter algum benefício liquido para homens com menos de 80 anos que estejam sob alto risco.
Para o resumo completo, clique aqui.
Journal of Primary Healthcare 2(2:92-99, Junho de 2010 © 2010 The Royal New Zealand College of General Practitioners
Aspirina para a prevenção básica: sim ou não? Vanessa Selak, C Raina Elley, Sue Wells, Anthony Rodgers, Norman Sharpe. Correspondências para Vanessa Selak: v.selak@ctru.auckland.ac.nz
Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: Aspirina, ASA, risco cardiovascular, prevenção, doença coronária arterial, meta-análise e modelagem epidemiológica, journal watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postado no Global Family Doctor em 1 de Outubro de 2010