Na edição de julho de 2011 do Journal of the American Board of Family Medicine há uma Análise Clínica intitulada Chronic Constipation: An Evidence-Based Review (Constipação crônica: Uma análise baseada em evidências) por Lawrence Leung, Taylor Riutta, Jyoti Kotecha, e Walter Rosser que começa: “Constipação crônica é uma condição comum vista na prática familiar entre idosos e mulheres. Não há um consenso em relação a sua definição exata, e pode ser interpretada diferentemente por médicos e pacientes. Médicos prescrevem diversos tratamentos, e pacientes frequentemente utilizam diferentes remédios sem receita. Constipação crônica é tanto causada por trânsito colônico lento como por disfunção do assoalho pélvico, e o tratamento varia de acordo.”
“ O conselho padrão de aumentar a dieta de fibras, fluidos e exercícios para alívio da constipação crônica somente beneficiará pacientes com deficiência verdadeira. Biofeedback funciona melhor em constipações causadas por disfunção do assoalho pélvico. Agentes farmacológicos aumentam a massa ou volume de água no lúmen intestinal ou visam estimular os movimentos intestinais. Novas classes de compostos têm surgido para o tratamento de constipação crônica, com dados de testes clínicos promissores. Finalmente, a ligação entre o abuso de Senna e câncer de colo permanecem infundados. Constipação crônica deve ser administrada de acordo com a sua etiologia e guiada pelo melhor tratamento baseado em evidências.”
Para o artigo completo, clique aqui.
Journal of the American Board of Family Medicine 24 (4): 436-451 © 2011 American Board of Family Medicine
Chronic Constipation: An Evidence-Based Review. Lawrence Leung, Taylor Riutta, Jyoti Kotecha, and Walter Rosser. Correspondência para Lawrence Leung: leungl@queensu.ca
Categoria: D. Digestivo. Palavras-chave: constipação, crônica, etiologia, tratamento, farmacoterapia, Senna, análise clínica.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio Publicada em Global Family Doctor 26 de julho de 2011