Cânceres cervicais numa população de alto risco com um programa de triagem

Estes autores do Reino Unido investigaram por que os cânceres cervicais invasivos se desenvolviam em uma população urbana de alto risco com um programa de triagem estabelecido num estudo observacional. Eles analisaram os históricos de triagem de mulheres com câncer invasivo de acordo com a rota do diagnóstico, tipo histológico e estágio na Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO).

Eles descobriram que: "Houve 133 cânceres invasivos, 53 CGIN, 1502 CIN3 e 1472 CIN2. Os cânceres detectados por triagem em mulheres assintomáticas compunham 48,9% dos cânceres e eram sucessivamente mais prováveis de aparecer em grupos de idade mais jovens; todos exceto um estavam em estágio IA ou IB1. Os cânceres IA detectados por triagem eram mais provavelmente em mulheres examinadas dentro de 0,5-5,0 anos (80,5%) do que os cânceres detectados em triagem totalmente invasivos (58,3%) ou cânceres sintomáticos (35,3%). Setenta e uma (53,4%) mulheres foram examinadas dentro de 0,5-5,0 anos; 11 tiveram citologia negativa dentro de 0,5-3,5 anos e dois testes dentro de 10 anos. As outras 60 tiveram testes negativos menos frequentemente ou tinham citologia prévia anormal, colposcopia ou tratamento. Fatores potencialmente evitáveis foram com frequência múltiplos, incluindo citologia falso-negativa, citologia de grau alto relatada como de grau baixo e falhas no atendimento seja para exames de rotina ou de repetição, ou para colposcopia ou tratamento."

Os autores concluíram que: "Enquanto com frequência potencialmente evitáveis, os cânceres em mulheres previamente examinadas tenderam a ser em estágio inicial, detectados por citologia e raros quando comparados a CIN de alto grau."

Programas de triagem são muito bons, mas não à prova de falhas.

Para o resumo completo, clique aqui.

BJOG 117(6):736-745, Maio de 2010 © 2010 para o RCOG
Invasive cervical cancer audit: why cancers developed in a high-risk population with an organised screening programme. A Herbert, Anshu, G Culora, et al. Correspondências para Dr. Herbert: amanda.herbert@kcl.ac.uk

Categoria: X. Sistema Genital Feminino, Seio. Palavras-chave: câncer cervical, auditoria, neoplasia cervical intraepitelial, câncer de intervalo, câncer cervical invasivo, câncer detectado por triagem, estudo observacional, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 27 de abril de 2010