Carga glicêmica dietária e risco de doença cardíaca coronariana

O presente estudo do EPICOR investigou a associação entre o índice glicêmico (GI) e da carga glicêmica (GLL) e doença cardíaca coronariana (CHD) num grande e heterogêneo coorte de homens e mulheres italianos originalmente recrutados para o estudo Investigação Prospectiva Europeia sobre Câncer e Nutrição. Os participantes foram 47.749 voluntários (15.171 homens e 32.578 mulheres) que completaram um questionário dietário. Os modelos multivariados de riscos proporcionais de Cox estimaram os riscos relativos (RR) ajustados de CHD.

Eles descobriram que: "Durante uma média de 7,9 anos de acompanhamento, foram identificados 463 casos de CHD (158 mulheres e 305 homens). As mulheres no quartil da mais alta ingestão de carboidratos tiveram um risco significativamente maior de CHD do que aquelas no quartil mais baixo (RR 2,00), sem associação encontrada em homens. A ingestão crescente de carboidratos de alimentos altos no GI foi também significativamente associada a maior risco de CHD em mulheres (RR 1,68), enquanto o aumento na ingestão de carboidratos com GI baixo não teve esse resultado. As mulheres no quartil de GL mais alto tiveram um risco significativamente maior para CHD do que aquelas no quartil mais baixo (RR 2,24), sem associação significativa em homens."

Os autores concluíram: "Neste coorte italiano, o GL dietário alto e a ingestão de carboidratos de alimentos de alto GI aumentam o risco geral de CHD em mulheres mas não em homens."

Os homens tiveram um risco geral mais alto para CHD nesta população e muito provavelmente estão desproporcionalmente expostos a outros fatores de risco para CHD, o fumo por exemplo.

Para o resumo completo, clique aqui.

Arch Intern Med 170(7):640-647, 12 de abril de 2010 © 2010 para a American Medical Association
Dietary Glycemic Load and Index and Risk of Coronary Heart Disease in a Large Italian Cohort-The EPICOR Study. Sabina Sieri, Vittorio Krogh, Franco Berrino, et al. Correspondências para Dr. Krogh: vittorio.krogh@istitutotumori.mi.it

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional, K. Circulatório. Palavras-chave: índice glicêmico, carga glicêmica, dieta, doença cardíaca coronariana, estudo de coorte, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 27 de abril de 2010