A eficácia da vacina quadrivalente contra HPV

Este grupo internacional de pesquisadores buscou avaliar a eficácia da vacina quadrivalente contra o papilomavídus humano (HPV) na prevenção de neoplasias intraepiteliais cervicais, vulvares, e vaginais de baixo grau, assim como verrugas anogenitais (condiloma acuminado). Eles usaram dados de dois estudos de eficácia internacionais, duplo-cegos, controlados por placebo e randomizados da vacina quadrivalente contra HPV (FUTURE I e FUTURE II) envolvendo 17 622 mulheres com idades entre 16-26 anos. A população suscetível ao protocolo foi composta por inscritas que receberam todas as três doses da vacina, tiveram resultado negativo para os tipos relevantes de HPV para a vacina no dia 1 até o mês 7, e não tiveram violações importantes de protocolo.

Os pesquisadores descobriram que: "Na população suscetível ao protocolo, a eficácia da vacina contra lesões relativas aos tipos de HPV na vacina foi de 96% para neoplasia intraepitelial cervical de grau I, 100% para neoplasias intraepitaliais vulvar e vaginal de grau I, e 99% para condiloma. A eficácia da vacina contra qualquer lesão (independente do tipo de HPV) na população de forma geral ingênua foi de 30%, 75%, e 48% para neoplasias intraepiteliais cervical, vulvar, e vaginal de grau I, respectivamente, e de 83% para condiloma."

Os pesquisadores concluíram que: "A vacina quadrivalente contra HPV ofereceu proteção sustentada contra lesões de baixo grau atribuídas aos tipos de HPV da vacina (6, 11, 16, e 18) e uma redução substancial na carga destes diagnósticos ao longo de 42 meses de acompanhamento."

Este estudo mostra que a vacina quadrivalente contra o HPV é altamente eficaz na prevenção de neoplasia de baixo grau para os tipos de HPV incluídos na vacina.

Para o artigo completo, clique aqui.

BMJ 341: c3493, 20 de julho de 2010 © The FUTURE I/II Study Group 2010
Four year efficacy of prophylactic human papillomavirus quadrivalent vaccine against low grade cervical, vulvar, and vaginal intraepithelial neoplasia and anogenital warts: randomised controlled trial. Grupo de Estudo FUTURE I/II. Correspondências para J Dillner: joakim.dillner@med.lu.se

Categoria: B. Sangue/Mecanismos Imunes, X. Sistema Genital Feminino, Seio. Palavras-chave: papilomavírus humano, HPV, vacina quadrivalente, neoplasia, verrugas anogenitais, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 31 de agosto de 2010