A reabilitação pulmonar diminui as internações por DPOC?

A DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) é uma enfermidade comum que pode resultar em hospitalização frequente. Estes pesquisadores britânicos buscaram determinar se a reabilitação pulmonar pós-exacerbação (RPPE) em pacientes ambulatoriais reduziria as taxas de reinternação hospitalar.

Eles randomizaram pacientes internados no hospital para uma exacerbação de DPOC para receberem RPPE após a alta ou o atendimento de acompanhamento habitual (AH). Visitas à sala de emergência e hospitalizações subsequentes por exacerbações de DPOC foram registradas ao longo de um período de 3 meses e analisadas com base na intenção-de-tratar.

Os autores relatam que: "60 pacientes se submeteram a randomização cega no momento de sua alta hospitalar (AH: n=30, idade média 65 anos, volume expiratório formado em 1 s (FEV1) 52 (22) por cento previsto, RPPE: n=30, 67 anos, 52 por cento previsto). A proporção de pacientes reinternados no hospital com uma exacerbação foi de 33 por cento no grupo do AH comparados a 7 por cento daqueles que receberam RPPE (OR 0,15). A proporção de pacientes que experimentaram uma exacerbação que resultasse numa visita não-planejada ao hospital (seja como internação ou revisão e alta do departamento de emergência) foi de 57 por cento no grupo do AH e de 27 por cento daqueles que receberam RPPE (OR 0.28)."

Os autores concluíram que: "A reabilitação pós-exacerbação da DPOC pode reduzir eventos de re-exacerbação que exijam internação ou visita ao hospital durante um período de 3 meses."

Este estudo sugere que pode haver um papel para a reabilitação pulmonar após internações por exacerbações de DPOC.

Para o resumo completo, clique aqui.

Thorax 65(5):423-428, Maio de 2010 © 2010 BMJ Publishing Group Ltd & British Thoracic Society
Outpatient pulmonary rehabilitation following acute exacerbations of DPOC. John M Seymour, Lauren Moore, Caroline J Jolley et al. Correspondências para John Seymour: john.seymour@kcl.ac.uk

Categoria: R. Respiratório. Palavras-chave: DPOC, reabilitação pulmonar, internação, sala de emergência, exacerbação aguda, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 29 de junho de 2010. Traduzido para o Português pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, revisão técnica por Leonardo C M Savassi.