Estratégias diuréticas em pacientes com insuficiência cardíaca aguda descompensada

Estes pesquisadores dos EUA conduziram um estudo prospectivo, duplo-cego e randomizado, incluindo 308 pacientes com insuficiência cardíaca aguda descompensada. Eles foram designados a receber furosemida administrada por via intravenosa por meio de um bólus a cada 12 horas ou infusão contínua e em baixa dose (equivalente à dose oral prévia do paciente) ou alta dose (2,5 vezes a dose oral prévia). O protocolo permitia ajustes especificados da dose após 48 horas. Os pontos finais coprimários foram a avaliação global dos sintomas pelo paciente, quantificada como a área sob a curva (AUC) da pontuação em uma escala analógica-visual ao longo de 72 horas, e a mudança no nível de creatinina no soro da linha de base até 72 horas.

Eles descobriram que: "Comparando o bólus com a infusão contínua, não houve diferença significativa na avaliação global dos sintomas pelo paciente (AUC média, 4236 e 4373, respectivamente) ou na alteração média no nível de creatinina (0,05mg por decilitro e 0,07mg por decilitro, respectivamente). Na comparação entre a estratégia de dose alta com a de dose baixa, houve uma tendência não-significativa de melhorias maiores na avaliação global dos sintomas pelo paciente no grupo da dose alta (AUC média, 4430 vs. 4171). Não houve diferença significativa entre estes grupos na mudança média no nível de creatinina (0,08mg por decilitro com a estratégia de dose alta e 0,04mg por decilitro com a estratégia de dose baixa). A estratégia de dose alta foi associada a maior diurese e desfechos mais favoráveis em algumas medidas secundárias mas também com uma piora transitória da função renal."

Os autores concluíram que: "Dentre os pacientes com insuficiência cardíaca aguda descompensada, não houve diferenças significativas na avaliação global dos sintomas pelo paciente ou na mudança na função renal quando a terapia diurética foi administrada por bólus se comparada à infusão contínua ou em dose alta se comparada com a dose baixa."

Ambas as abordagens parecem adequadas. Contudo, o estudo foi muito pequeno para avaliar o risco para desfechos adversos raros.


N Engl J Med 364:797-805, 3 de Março de 2011 © 2011 para a Massachusetts Medical Society
Diuretic Strategies in Patients with Acute Decompensated Heart Failure. G. Michael Felker, Kerry L. Lee, David A. Bull, et al. Correspondências para Dr. Felker: michael.felker@duke.edu

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: insuficiência cardíaca, diurese, furosemida, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicada em Global Family Doctor 22 de Março de 2011