As crianças enfrentam uma ampla variedade de patógenos respiratórios, alguns dos quais podem estar associados a sintomas tais como o chiado. Estes pesquisadores dinamarqueses e britânicos examinaram a associação entre o chiado e a presença de vários patógenos em crianças pequenas através de um estudo de coorte de nascimentos. Eles recrutaram crianças com 4 semanas a 3 anos de idade cujas mães tiveram asma, e fizeram amostras de culturas respiratórias.
Os pesquisadores descobriram que: "984 amostras (361 crianças) foram analisadas para bactérias, 844 (299 crianças) para vírus, e 696 (277 crianças) para ambos. Os episódios de chiado foram associados tanto a infecções bacterianas (razão de chance 2,9) como para infecções virais (2,8). As associações de bactérias e vírus foram independentes umas das outras."
Os pesquisadores concluíram que: "Episódios agudos de chiado em crianças pequenas foram associados significativamente a infecções bacterianas semelhantes a, mas independentes da associação a infecções virais."
Este estudo encontrou uma associação igual e independente entre infecções bacterianas e virais com sintomas de chiado.
Para o resumo completo, clique aqui.
BMJ 341:c4978, 4 de outubro de 2010 © 2010 Bisgaard et al.
Association of bacteria and viruses with wheezy episodes in young children: prospective birth cohort study. Hans Bisgaard, Mette Northman Hermansen, Klaus Bønnelykke. Correspondências para H Bisgaard Bisgaard@copsac.com: Bisgaard@copsac.com
Categoria: R Respiratório. Palavras-chave: chiado, bactérias, vírus, infecções, crianças, estudo de coorte de nascimentos, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 19 de outubro de 2010