Injeções de esteroides versus injeções de soluções salinas para radiculopatia crônica

Este grupo de pesquisadores noruegueses, dinamarqueses e holandeses testou injeções epidurais caudais de soluções salinas ou de esteroides em uma radiculopatia lombar crônica. Eles realizaram um ensaio controlado aleatório cego e multicentro. Os participantes foram escolhidos de forma aleatória para receber injeções-controle subcutâneas de 2 mL 0,9% de soluções salinas, duas injeções epidurais caudais de 30 mL 0,9% de soluções salinas, ou duas injeções epidurais caudais triancinolona acetonida de 40 mg em 0,9% de soluções salinas. A dor e incapacidade dos pacientes foi medida pelos resultados do Índice de Oswestry de Incapacidade.

Os pesquisadores descobriram: “Todos os grupos apresentaram melhoras depois das intervenções, mas não encontramos quaisquer diferenças clínicas ou estatísticas entre os grupos com o passar do tempo. Para o grupo-controle (n=40), a mudança estimada no índice de Oswestry de Incapacidade a partir do valor padrão foi -4,7 em 6 semanas, -11,4 em 12 semanas, e -14,3 em 52 semanas. Para o grupo de intervenção epidural de solução salina (n=39) comparado ao grupo-controle, as diferenças no resultado primário foram -0,5 em 6 semanas, 1,4 em 12 semanas, e -1,9 em 52 semanas. Para o grupo de esteroide epidural (n=37), diferenças correspondentes foram -2,9, 4,0 e 1,9. Análise ajustada para a duração de dor nas pernas, dor nas costas e licença por doença não alteraram essa tendência”.

Os pesquisadores concluíram: “Injeções de soluções salinas ou esteroides epidurais caudais não são recomendadas para o tratamento de radiculopatia lombar crônica”.

As injeções de soluções salinas ou esteroides não foram significativamente diferentes das injeções controle em radiculopatia crônica.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

BMJ 343:d5278, 8 de setembro de 2011 © 2011 BMJ Publishing Group Ltd.
Efeito da injeção de solução salina ou esteroide caudal em radiculopatia lombar crônica: ensaio controlado aleatório, cego e multicentro. Trond Iversen, consultor, Tore K Solberg, consultor, Bertil Romner, et al. Correspondências a T Iversen: Trond.Iversen@unn.no

Categoria: N. Neurológico. Palavras-chave: esteroide, salina, triancinolona, injeções, radiculopatia, ensaio controlado aleatório, supervisão de periódico.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 4 de outubro de 2011