Luiza Helena de Bairros

Este conteúdo faz parte da série “Mulheres Negras brasileiras que precisam ser reconhecidas” produzida pelo Grupo de Trabalho de Saúde da População Negra da SBMFC com foco no Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. 

27 de março de 1953 —12 de julho de 2016
Luiza Helena de Bairros graduou-se em Administração Pública e de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em uma das primeiras turmas da faculdade.

Possuía títulos de Mestre em Ciências Sociais pela UFBA e Doutora em Sociologia pela Universidade de Michigan.

Morava em Salvador desde 1979, onde atuou em diversos movimentos sociais, com destaque para o Movimento Negro Unificado MNU e durante 10 anos, recolheu informações sobre a realidade da comunidade negra, formando assim o primeiro banco de dados nacional dedicado a entender os problemas sociais que os negros enfrentam no Brasil.

Trabalhou em programas das Nações Unidas – ONU contra o racismo em 2001 e em 2005.

Uma de suas grandes conquistas foi a participação ativa na elaboração do Estatuto da Igualdade Racial, em 2009, o primeiro grande marco de direitos para a população negra brasileira. Também a ela devemos a implementação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), visionário na sua concepção e de extrema importância para uma mudança real na sociedade.

Ocupou em 2008 a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia no governo Jaques Wagner quando foi convidada pela presidente Dilma Rousseff a participar de seu ministério em 2011.

Foi ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Brasil entre 2011 e 2014.