Estudos sugeriram que o risco cardiovascular do aumento da pressão arterial começa em níveis abaixo do limiar de diagnóstico de hipertensão. Estes pesquisadores dos EUA examinaram se o tratamento anti-hipertensivo tem benefícios para eventos de doença cardiovascular (CVD) e na mortalidade por todas as causas entre pessoas sem hipertensão clinicamente definida, mas com diabetes ou CVD conhecidas. Eles realizaram uma meta-análise de 25 estudos que correspondiam aos critérios de exclusão.
Os pesquisadores descobriram que: "Comparados a controles, os participantes que receberam medicamentos anti-hipertensivos tiveram um risco relativo agrupado de 0,77 para acidente vascular cerebral (AVC), 0,80 para infarto do miocárdio (MI), 0,71 para insuficiência cardíaca congestiva (CHF), 0,85 para eventos compostos de CVD, 0,83 para mortalidade por CVD, e 0,87 para mortalidade por todas as causas a partir de modelos de efeitos aleatórios. As reduções de risco absolutas correspondentes por 1000 pessoas foram -7,7 para AVC, -13,3 para MI, -43,6 para eventos de CHF, -27,1 para eventos compostos de CVD, -15,4 para mortalidade por CVD, e -13,7 para mortalidade por todas as causas. Os resultados não variaram de acordo com as características do estudo ou subgrupos definidos pelo histórico clínico.”
Os pesquisadores concluíram que: "dentre os pacientes com histórico clínico de CVD, mas sem hipertensão, o tratamento com anti-hipertensivos foi associado a risco reduzido de AVC, CHF, eventos compostos de CVD, e mortalidade por todas as causas. Dados adicionais de ensaios randomizados são necessários para avaliar esses desfechos em pacientes sem recomendações clínicas para CVD."
O uso de anti-hipertensivos em pacientes de alto risco sem hipertensão pode diminuir o risco cardiovascular.
Para o resumo completo, clique aqui.
JAMA 305(9):913-922, 2 de Março de 2011 © 2011 American Medical Association
Antihypertensive Treatment and Secondary Prevention of Cardiovascular Disease Events Among Persons Without Hypertension. Angela M. Thompson, Tian Hu, Carrie L. Eshelbrenner, Kristi Reynolds, Jiang He, Lydia A. Bazzano.
Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: anti-hipertensivos, hipertensão, risco cardiovascular, mortalidade, acidente vascular cerebral, meta-análise, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicada em Global Family Doctor 22 de Março de 2011