Nevos alterados são mais preocupantes em adultos do que em crianças e adolescentes

O objetivo deste estudo coorte retrospectivo realizado em 1º de abril de 1998, até 31 de maio de 2007, foi determinar se certos dados demográficos do paciente estão associados com pior especificidades no diagnóstico de nevos melanocíticos submetidos a curto prazo de imagens dermatoscópicas digitais seqüenciais. Este foi conduzido no Sydney Melanoma Diagnostic Centre (Centro de Diagnóstico de Melanomas de Sidney), uma instituição de referência terciária na Austrália. Um total de 2497 lesões melanocíticas benignas em 1765 pacientes submetidos a imagens dermatoscópicas digitais seqüenciais de curto prazo durante 2,5 a 4,5 meses (42,3% homens; idade média: 40 anos; faixa etária: 1 a 86 anos).
A única variável significantemente associada à mudança de nevos foi o grupo etário. Quando comparado com o grupo de meia idade (entre 36 e 50 anos), as chances de mudanças foram significativamente maiores nos grupo de crianças e adolescentes (0 a 18 anos; taxa de probabilidade: 2,60), jovens adultos (entre 19 e 35 anos: 1,50), e idosos (com mais de 65 anos: 2,04). Dentre as lesões benignas alteradas, uma associação significantiva foi observada entre o subtipo histológico e a faixa etária. A proporção de lesões alteradas do tipo comum de nevos diminuiu e a proporção de nevos do tipo displásico aumentou com a idade. No grupo dos idosos, 75,9% das lesões alteradas foram de nevos do tipo displásico comparados com 35,7% no grupo mais jovem.
Os pesquisadores concluíram que: “Uma especificidade pobre é observada no diagnóstico dos nevos melanocíticos submetidos a imagens dermatoscópicas digitais seqüenciais de curto prazo em crianças e adolescentes (75,7%) e pacientes idosos (77,9%) comparados com outros pacientes (84,6%).”

Dermatoscopia pode ajudar a minimizar excisões e este estudo não altera decisões tomadas utilizando listas de controle de três ou sete pontos.
Para o artigo completo, clique aqui.

Arch Dermatol 147(6):655-659, junho de 2011 © 2011 American Medical Association
Variables Predicting Change in Benign Melanocytic Nevi Undergoing Short-term Dermoscopic Imaging. Scott W. Menzies, Mary L. Stevenson, Davide Altamura and Karen Byth.

Categoria: S. Pele. Palavras-chave: mudanças, variáveis, previsão, benigno, melanocítico, nevo, estudo retrospectivo de coorte, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicada em Global Family Doctor 29 de julho de 2011