17 de outubro – Dia Nacional de Vacinação

17 de outubro de 2020

Aproveite que o Brasil tem o maior programa de imunizações do mundo e procure uma Unidade Básica de Saúde. 

A vacinação é a principal estratégia de prevenção existente. É eficiente, segura e gratuita (disponível pelo Sistema Único de Saúde). 

Ao tomar todas as vacinas do calendário, desde os primeiros dias de vida, a pessoa tem condições de desenvolvimento pleno e prevenção de doenças que poderiam impactar em sérios problemas de saúde ao longo da vida e em muitos casos evitar doenças letais. A vacinação não se encerra na infância. Há vacinas a serem tomadas para a imunidade ser reforçada ao longo de toda a vida.

Em épocas de epidemias e pandemias, recorrer às vacinas como reforço, é outra ação gratuita disponibilizada pelo SUS. Recentemente, sarampo e febre amarela, vírus que décadas atrás estavam erradicados, voltaram a circular devido a falta de adesão da uma parcela da população. Fique atento às campanhas realizadas pelas Secretarias Municipais e Estaduais. 

A vacinação não é apenas para proteção individual de graves doenças. Mas uma questão de saúde coletiva. A proteção se estende aos familiares, amigos e pessoas do trabalho e todos que você tem contato. 

A taxa de vacinação no país vem caindo a cada ano, devido aos efeitos das fake news e, este ano, devido à pandemia que afastou todos dos serviços de saúde. Entretanto esse é uma ação de saúde essencial e, por isso, não foi interrompida durante os últimos meses.  

Está em dúvida sobre os efeitos? Sobre a necessidade da aplicação? Converse com seu médico ou sua médica de família e comunidade. Os profissionais da saúde são as melhores de fontes de conhecimento para orientação e checagem de mitos e verdades sobre os efeitos das vacinas. 

Neste sábado, dia 17 de outubro, a maioria dos municípios tem todas as salas de vacinação aberta para campanha de atualização vacinal de crianças. Aproveite o sábado e cuide da sua saúde e dos seus familiares.

Referências: 

Matos, C. C. de S. A. (2020). Mídia e saúde: a cobertura da epidemia de sarampo de 2019 no Brasil. Revista Brasileira De Medicina De Família E Comunidade, 15(42), 2211. https://doi.org/10.5712/rbmfc15(42)2211

Carneiro, S. M. M. V., Lessa, S. S., Guimarães, J. A. L., Loepert, M. M., & Silva, D. B. da. (2012). Cobertura vacinal real do esquema básico para o primeiro ano de vida numa Unidade de Saúde da Família. Revista Brasileira De Medicina De Família E Comunidade, 7(23), 100-107. https://doi.org/10.5712/rbmfc7(23)249

Cartilha de vacinas: para quem quer mesmo saber das coisas / Cristina Toscano, Ligia Kosim . – Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2003.