170 médicos concluem Mestrado Profissional em Saúde da Família

5 de setembro de 2019

O ProfSaúde, Mestrado Profissional em Saúde da Família, que envolve várias instituições, realizou uma celebração de formatura para sua primeira turma com 170 médicas e médicos, a maioria atuantes na Estratégia da Saúde da Família, dia 30 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro. O curso tem a finalidade de formar profissionais de saúde que atuam no Saúde da Família/Atenção Primária nos diversos municípios brasileiros. Entre os objetivos está qualificar profissionais que atuam na formação em APS, fomentar a produção de novos conhecimentos e inovações na atenção básica no país, considerando as diversidades regionais e locais, integrando parcerias entre Instituições acadêmicas e gestores da saúde pública.

Para Carla Pacheco, coordenadora executiva nacional do ProfSaúde, o mestrado é uma estratégia que visa formar profissionais de saúde para exercerem atividades de atenção à saúde, docência e preceptoria, produção de conhecimento e gestão na APS. As turmas são formadas por preceptores, médicos de equipes ESF, docentes de medicina e coordenadores de residência. “Estamos com edital aberto para terceira edição do curso, agora multiprofissional (médico, enfermeiro e odontólogo). Formamos na primeira turma 170 médicos espalhados pelas 5 regiões do país. Uma turma com 200 médicos em andamento. Nossa expectativa é dar continuidade a essa iniciativa e contribuir para produção de conhecimento aplicado aos serviços de atenção primária no país, os trabalhos de conclusão do mestrado refletem bem essa produção que vai retornar aos municípios e estados do Brasil”.

O formato de ensino é semipresencial, tendo parte dos módulos à distância e parte, presencial. A formulação desse curso atendia a demanda do Mais Médicos, no eixo de formação e reforça as diretrizes da APS em três vertentes: graduação, residência e pós-graduação strictu sensu.

“O ProfSaúde habilitou 170 médicas e médicos a atuarem em pesquisas, orientadores de trabalhos de conclusão de curso, na graduação, residência e pós-graduação strictu sensu. O reconhecimento pela formatura torna os especialistas mais competentes para essas vertentes e aptos para a consolidação de uma Atenção Primária mais forte”, explica Leandro David Wenceslau, diretor do Departamento de Pós-Graduação stricto da SBMFC, que esteve na cerimônia de formatura, representando a entidade.

“No dia 30 de agosto, 170 mestres formados por 20 universidades públicas, estiveram presentes junto com seus familiares, professores, coordenadores e gestores do ProfSaúde, na formatura da 1a turma deste mestrado profissional. O ProfSaúde é uma das ações estruturantes da Lei do Mais Médicos, de 2013. Emocionante ver ser colocada em prática uma ação que resultará, sem dúvida, num movimento progressivo de qualificação do ensino, da assistência e da pesquisa na Medicina de Família e Comunidade e na Estratégia Saúde da Família. Além de tudo, tive o prazer e a honra de ter sido escolhida pelos mestrandos como a Patronesse desta turma. Uma lembrança e um reconhecimento que muito me honraram. Tive a oportunidade de falar algumas palavras e conclui com duas mensagens que deixo aqui também: Saúde não se vende, nem se compra e O que tem que ser tem força. Viva a Estratégia Saúde da Família! Viva a Medicina de Família e Comunidade! Viva o SUS!”, comemora Maria Inez Padula, médica de família e comunidade e Professora do Mestrado Profissional Prof-Saúde (UERJ/MS).

As aulas da segunda turma do ProfSaúde já estão em andamento e a terceira turma encontra-se na fase de seleção de candidatos e o edital no link, além de médicos buscam enfermeiros e dentistas que atuam na APS: https://bit.ly/2UfikXy.

 

Formandos da primeira turma do ProfSaúde

Carla Pacheco, coordenadora executiva do ProfSaude, discursa junto à mesa.

Maria Inez Padula, Patronesse da turma, na cerimônia de formatura.

Leando David, diretor da SBMFC.

 

Crédito/Fotos: Peter Ilicciev