Confira a participação da SBMFC no 3º Seminário da Rede APS

12 de novembro de 2021

O 3º Seminário de 2021 da Rede APS abordou a temática “Uma agenda estratégica e de pesquisa para a APS no SUS “. O evento online foi realizado dia 5 de novembro e contou com a abordagem da Medicina de Família e Comunidade através da participação de Maria Inez Padula, diretora científica da SBMFC.
Este Seminário ocorre em um momento de ameaças concretas à Estratégia Saúde da Família (ESF) que tem se mostrado um modelo exitoso e reconhecido de Atenção Primária à Saúde (APS) integral, de orientação familiar e comunitária, contribuindo na construção de um sistema publico de saúde e de caráter universal. Desde 2016, observam-se retrocessos à própria ESF, à democracia e às conquistas históricas nos direitos sociais no país.

Maria Inez Padula, que também é professora da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ e Doutora em Saúde Coletiva, fez uma apresentação sobre a Medicina de Família e Comunidade e suas relações com a Atenção Primária à Saúde e a Estratégia Saúde da Família. Também abordou os desafios vivenciados na atualidade pela especialidade, principalmente desde o início do governo Bolsonaro e sobre as perspectivas para vencer estes desafios. Acesse a apresentação no link: Seminário Rede APS _MFC_Inez_Padula

Para a diretora cientifica da SBMFC, neste momento de ameaças e ações concretas de desmonte do SUS e da ESF, é muito importante que estejamos ao lado de instituições e entidades, trabalhando e atuando em rede para ampliar a informação e chamar a atenção de todos e todas, sobre o que está acontecendo, e apontar caminhos que possam reverter esta situação.

O seminário, dividido em duas partes, pode ser acessado pelos links:
– Discussão da agenda política estratégica – https://www.youtube.com/watch?v=TcyKkd1kuOA
– Apresentação dos grupos de pesquisa em APS – https://www.youtube.com/watch?v=S6ArwRwdXl4