3ª edição do Congresso Sul-Brasileiro de MFC supera expectativas

6 de junho de 2012

 O III Congresso Sul-Brasileiro de MFC, que aconteceu entre os dias 26 e 28 de abril, recebeu mais de 800 congressistas de diferentes estados, em Florianópolis (SC).

Para a presidente do encontro, Fernanda Lazzari, a oportunidade contribuiu para o fortalecimento e crescimento da MFC na região. “Foi excelente! O número de inscritos superou as expectativas. Foram dias de discussões produtivas, aprendizado, trocas e integração dos MFCs e profissionais da saúde, de todo o Brasil”, relatou.

Durante os três dias as discussões percorreram desde temas relacionados aos desafios para consolidação da formação em MFC até questões ligadas a gestão da saúde contando inclusive com a participação de representantes do Ministério da Saúde.

O evento também foi palco para o lançamento do Tratado de Medicina de Família e Comunidade, com a presença de vários autores do livro, como o presidente da SBMFC, Gustavo Gusso, e do presidente da Associação Gaúcha de MFC (AGMFC), José Mauro Ceratti Lopes.

Fernanda Lazzari, que também integra a diretoria da Associação Catarinense de Medicina de Família e Comunidade (ACMFC), entidade organizadora do encontro, conta que o balanço positivo desta edição motiva a continuidade do trabalho. “Pretendemos fortalecer a MFC no interior do estado por meio de minicursos; formação de novos núcleos regionais; um novo curso de formação de preceptores em MFC (Euract) em SC; e formação da câmara técnica de MFC junto ao CREMESC”, completa.