ACMFC-Capixaba se reúne com Secretário Estadual da Saúde para discutir propostas de melhorias da APS na nova gestão

10 de janeiro de 2019

A Associação Capixaba de Medicina de Família e Comunidade (ACMFC) se reuniu com o Secretário Estadual da Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes Medeiros, para discutir propostas de melhorias na Atenção Primária nas esferas pública, suplementar e acadêmica.

“No dia 3 de janeiro, Nésio recebeu a ACMFC em seu gabinete antes mesmo de sua posse oficial como secretário de saúde do Estado do Espírito Santo. Durante a reunião, o novo secretário deixou clara a intenção de fortalecimento e expansão da especialidade, com a parceria da ACMFC, como um dos pilares para consolidar o sistema de saúde capixaba”, explica Jetele del Bem seleme Pianna, diretora financeira da ACMFC.

Em entrevista à SBMFC, Medeiros explicou que a APS é extremamente importante para a saúde da população pela eficiência, tanto que diversos países a adotaram como modelo com ótimos resultados.

“Por enquanto não há um projeto, mas estamos em conversa com a Associação Capixaba para discutir e amadurecer propostas que serão levadas aos municípios, que são os responsáveis pela organização desse serviço. Sabemos que a APS precisa de médio e longo prazos para expansão e ter os resultados satisfatórios, por isso a intenção da Secretaria é articular o ensino médico e vagas na docência. Todas essas ações é para contemplar os médicos de família do Estado com vínculos trabalhistas no nosso território, sem necessidade de mudança para outros locais para efetivação de carreira”, explica Medeiros, que é médico

O novo secretário ressaltou ainda que a nova gestão tem consciência de que o médico de família e comunidade é um profissional com habilidades centradas na pessoa e a gestão que deseja melhorar a saúde populacional precisa focar nesse processo de implementação.

Diretoria da ACMFC e novo secretário estadual da saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes Medeiros

Conheça o novo Secretário Estadual da Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes Medeiros:

Médico da Estratégia da Saúde da Família; clínico geral no Hospital Regional de Paraíso e secretário municipal da Saúde de Palmas/TO, onde levou a atenção básica a uma cobertura de 100%, e descentralizou para os bairros serviços de sete especialidades médicas e multifuncionais por meio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). Também implantou o Consultório na Rua e inaugurou centros de referências de alto padrão e excelência. Os serviços de urgência e emergência da capital, Unidades de Pronto-Atendimentos (UPAs) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tornaram-se referências nacionais.

Possui quatro pós-graduações: uma pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e três pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Integrou o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) como membro de Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho.