Ajude a construir o banco de imagens da ‘MFC com a cara do Brasil

9 de dezembro de 2022

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) lança nesta sexta-feira (9) um chamado para a construção coletiva do banco de imagens “MFC com a cara do Brasil”. A iniciativa pretende mobilizar as e os profissionais da especialidade para compartilhar fotos que retratem a si e ao seu cotidiano laboral, observando todos os limites da privacidade do paciente e da ética médica.

De acordo com a diretora de comunicação da SBMFC Rafaela Pacheco, a ação pretende oferecer à entidade uma alternativa aos bancos de imagens tradicionais que, via de regra, disponibilizam apenas fotografias que reduzem o universo da medicina a “um mundo branco e hospitalar”.

“Queremos insumos para poder retratar na nossa comunicação a nossa realidade. Os insumos que o marketing da medicina tradicional produziu e padronizou não só não nos atende, como nos prejudica. Reduz nossa diversidade étnica, regional, geracional, de gênero e orientação sexual, de formas e de locais de atuação profissional, enfim, não tem a cara do Brasil”, explica ela.

Aquelas e aqueles que enviarem fotos até o dia 31 de janeiro de 2023 irão concorrer ao sorteio de um Tratado de Atenção Domiciliar em versão e-book e de uma inscrição para o 17º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade (CBMFC), a ser realizado em Fortaleza (CE), entre 20 e 23 de setembro de 2023. O sorteio será realizado em 1 de fevereiro de 2023.

 

Como participar do banco de imagens ‘MFC com a cara do Brasil’

As médicas e os médicos de família e comunidade que desejam contribuir com o banco de imagens ‘MFC com a cara do Brasil’ devem atentar-se para as seguintes recomendações e requisitos:
– São desejáveis fotos de meio corpo ou corpo todo da(o) profissional, em fundo branco. Fotos do dia a dia da atuação profissional também, desde que não exponham a identidade dos pacientes.
– Evite cortar parte do cabelo ou do corpo, envie a foto com margens para uso.
– As fotos devem ser focadas.
– As fotos devem ter no mínimo 1000px de largura e/ou altura e estar nos formatos .jpg e .png.
– Não serão aceitas selfies.
– As fotos devem ser autorais e o envio do termo de autorização de uso da imagem, junto com a(s) foto(s), é obrigatório.

Envio

O envio da(s) foto(s) deverá ser feito para o email sbmfc.comunicacao@gmail.com com o assunto “MFC COM A CARA DO BRASIL”.
A(s) foto(s) e seu(s) respectivo(s) termo(s) de Cessão de Direitos Autorais de Imagem, devidamente preenchido(s) e assinado(s), deve(m) ser anexado(s) ao email.

ATENÇÃO:
(1) Para cada foto enviada deverá constar também o seu respectivo termo de Cessão de Direitos Autorais de Imagem;
(2) Em cada termo de Cessão de Direitos Autorais de Imagem deverá constar a foto correspondente, a ser inserida no espaço onde está escrito “COLAR IMAGEM”.
(3) Todas as fotos, além de inseridas no termo de Cessão de Direitos Autorais de Imagem, devem também ser anexadas no email.