Artigo traduzido: Combatendo COVID-19: Oriente encontra o Ocidente

17 de julho de 2020

Donald Li

Presidente, World Organization of Family Doctors;  Diretor do Hong Kong Jockey Club Disaster Preparedness and Response Institute.

Correspondência: Family Medical Practice, 6/F Hing Wai Building, 36 Queen’s Road, Central, Hong Kong, SAR, China.

Email: dr2318@gmail.com

Chak-sing Lau

Presidente da Hong Kong Academy of Medicine; Vice diretor do Hong Kong Jockey Club Disaster

 

Artigo original disponível no link: https://bjgp.org/content/70/696/e442

 

Tradução: Rogerio Luz Coelho Neto, membro da APRMFC e da SBMFC, Coordenador do Grupo Técnico COVID-19 da SBMFC

 

INTRODUÇÃO

O comprometimento da comunidade é a primeira linha de defesa contra doenças infecciosas. No entanto, há diferenças internacionais nas ações, resposta e no empoderamento da população em construir um muro de proteção contra o vírus mortal da COVID-19. 

 

CULTURA E SOLIDARIEDADE

Cultura, religião e tradição têm muito a ver com a presteza da resposta da comunidade no Oriente. O Confucionismo, que é uma religião prevalente na região, coloca uma grande ênfase na importância do respeito pelos governantes, pela família e harmonia social. É uma filosofia natural em muitos dos países do Oriente, mas também um sistema religioso de fé. Mesmo depois de 2500 anos, o Confucionismo ainda influencia a ética e a religião. Harmonia e conformidade com a cultura da sociedade é visto como uma maneira de preservar a ordem, enquanto no Ocidente o legalismo e a busca “da verdade” são mais prevalentes. Por exemplo, pessoas na China tem um sistema muito forte de respeito. Muito disso vem do sistema Confucionista de hierarquia. 

Na China as pessoas geralmente aceitam o que as figuras de autoridade dizem e concordam com isso. Assim, políticas de saúde são muito mais fáceis de serem adotadas e implementadas com poucos questionamentos feitos pela população. Houve pouca oposição ao lockdown, isolamento físico, uso de EPI´s, promoção de higiene pessoal, vigilância e rastreamento de pessoas. A população também geralmente é mais receptiva a respeitar os líderes de opinião locais chave. Em Hong Kong, por exemplo, os quatro acadêmicos sêniores consultivos ao governo desempenharam um papel importante em preparar a população e os trabalhadores da saúde na recente pandemia. O conselho de “usar máscara o tempo todo” e higiene das mãos estão sendo algumas das razões de Hong Kong ter escapado dos danos maiores da COVID-19 até agora. Nos trabalhadores, há confiança entre os agentes chave dentro do sistema hospitalar, desde os profissionais e técnicos de suporte, trabalhadores da saúde da ponta e chefes de departamento ou hospitais, que é importante em manter a união na nossa luta contra COVID-19. 

Solidariedade, interpretada como a unidade que produz ou é baseada em um conjunto de interesses, objetivos e padrões, também é um componente importante na resposta emergencial a pandemia atual. A COVID-19 testa nossas capacidades para sermos gentis e generosos,  e a enxergar além de nós mesmos e dos nossos próprios interesses qualidades apareceram rapidamente nas pessoas de Hong Kong,  e tiveram experiência com SARS no passado.  No front da saúde, enfermarias de isolamento foram imediatamente colocadas em funcionamento e os protocolos de infecção para os funcionários foram rapidamente atualizados. Chefes de hospital, médicos líderes das áreas de isolamento e as enfermeiras  mais experientes, todos passaram pela SARS em 2003 e foram os primeiros a se juntar ao combate desde o começo, o que foi muito importante para mitigar a ansiedade dos trabalhadores da saúde mais jovens. Enquanto os médicos foram os principais agentes responsáveis pelo manejo de pacientes COVID-19,  voluntários, incluindo professores e consultores veteranos de outros departamentos, se juntaram aos profissionais da linha de frente.  família amigos e  a população tem dado  muito apoio, organizações filantrópicas e ONG´s doaram EPI´s; colegas dos setores privados têm se voluntariado para ver pacientes em hospitais públicos para aliviar a pressão naqueles combatendo a COVID-19.

 

PREPARAÇÃO

A preparação para desastres é essencial. Países do sul da Ásia tiveram que enfrentar ameaças enormes à saúde e desastres naturais  e são mais conscientes e apreensivos de eventos similares futuros.  Em geral, eles são mais “preparados para o pior” e organizam diálogos acadêmicos e conferências mais frequentemente. O Hong Kong Jockey Club Preparedness and Response Institute (Instituto de Preparo e Resposta do Jockey Club de Hong Kong – HKJCDPRI – https://www.hkjcdpri.org.hk) envolve a comunidade para preparar Hong Kong para ser uma cidade mais resiliente aos desastres. Globalmente, a maioria dos centros de  proteção à saúde disponibilizam informação através de documentos ou guias, incluindo o kit de sobrevivência e resposta emergencial. no entanto durante tempos de paz, esses recursos muitas vezes são deixados nas estantes de livros e nos arquivos. O HKLCDPRI adota  inovações e colaborações com ajuda dos seus parceiros para aumentar a capacidade dos agentes de saúde. Ele também serve como uma plataforma Regional para os atores multissetoriais discutirem a redução do Risco global de desastres, o preparo local e regional, e a resiliência da comunidade;  Ir para desenvolver implementar e avaliar os protocolos relacionados. enquanto isso uma série de programas de educação para a comunidade organizados pelo HKLCDPRI ajudam a aumentar a visibilidade pública para a importância do preparo para os desastres. a filantropia é também importante, com os doadores entendendo a importância da Saúde Pública. O Hong Kong Jockey Club Charities Trust,  uma das dez maiores raridades do mundo, acredita firmemente que a prevenção é crítica. 

CONCLUSÃO

O COVID-19 é  uma ameaça Global a todos nós. Medidas restritivas de saúde pública são essenciais no controle dessa doença, mas as crenças culturais, religião, valores e comportamentos podem trazer diferenças sutis no desfecho e no fardo dessa infecção em nós. A tarefa agora é trazer o melhor de quem somos e do que fazemos a um mundo que ´é mais complexo e confuso do que qualquer um de nós gostaria que fosse. 

  * Não foi declarado conflito de interesses neste artigo