Associados da SBMFC ocupam o 2° lugar no ranking mundial da Dynamed

6 de outubro de 2022

Os últimos dados da Dynamed, plataforma de apoio à tomada de decisão clínica, revelam que os associados da SBMFC estão entre os que mais utilizam a ferramenta no mundo. Entre abril e agosto deste ano foram registrados, em média, 7 mil acessos mensais por meio da conta da entidade.
 
De acordo com a plataforma, esses números colocaram a SBMFC no 2° lugar do ranking mundial de acessos entre as instituições que disponibilizam o serviço para seu público.
 
“Tenho visto como essa ferramenta é útil na ponta, no dia a dia, porque ela está sempre à mão e trabalha com medicina baseada nas melhores evidências possíveis. E estes dados de acesso comprovam isso. E ela tem sido muito importante não só para o MFC formado, mas também para a formação dos residentes”, disse o diretor de Residência Médica Pós-Graduação Lato Sensu, Mauro Magaldi.
 
A SBMFC e a Dynamed fecharam parceria em janeiro de 2021 e, desde então, todos os associados adimplentes têm acesso gratuito – via site ou aplicativo – a pesquisas, estudos e dados que os auxiliam na tomada de decisões.
 
Assuntos de maior interesse
 
Para a diretora do departamento de pesquisa da SBMFC Brenda Costa, os dados referentes aos assuntos mais buscados na plataforma reforçam a utilidade desta tecnologia. Destacam-se nesta lista exatamente as condições crônicas mais prevalentes na APS como Hipertensão, Diabetes Mellitus, Hipotireoidismo, Ansiedade Generalizada, Depressão e Fibromialgia.
 
“A praticidade do acesso por telefone ou computador e a facilidade da pesquisa permitem o uso da ferramenta na beira do leito ou de frente para o paciente adaptando a tradução do Point of Care para a APS”, ressalta.  
 
Também aparecem entre os conteúdos mais acessados a Hipertensão Gestacional e Menopausa, relativos a buscas frente a casos de cuidado de saúde da mulher e da gestante; e Infecção Urinária, Rinossinusite, Tontura, COVID-19 e Monkeypox, refletindo a prevalência das demandas espontâneas.
 
“Outro termo de busca na lista dos mais procurados foi ‘Linfoma Não Hodgkin e uso de agrotóxicos’ e pode representar a atuação do MFC nas zonas rurais” exemplificou.
 
Como acessar o Dynamed

Os associados adimplentes podem utilizar a conta da SBMFC para ter acesso, sem custo adicional, à plataforma Dynamed. Confira como acessá-la aqui.