Balanço do Webinar 30 anos da regulamentação do SUS Lei 8080/90

24 de setembro de 2020

Com mais de 500 visualizações, o Webinar 30 anos da regulamentação do SUS Lei 8080/90 proporciona uma aula sobre a Medicina de Família e Comunidade no Brasil e a fundação da SBMFC, como entidade representativa da especialidade. 

Com participação ativa do público que interagiu durante toda a atividade, os convidados expuseram as contribuições, a partir de experiências pessoais e profissionais, reforçando a importância do SUS para o país. Inclusive, ressaltando sobre o cenário durante a pandemia. 

Os convidados foram: 

José Carvalho de Noronha – Médico e doutor em Saúde Coletiva. Pesquisador da FIOCRUZ/RJ. Coordena a iniciativa de Prospecção Estratégica do Sistema de Saúde Brasileiro “Brasil Saúde Amanhã”.  

Ricardo Donato – Médico de Família e Comunidade, doutor em Saúde Coletiva. Professor aposentado da UERJ pelo Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária.   Professor do Mestrado Profissional em Saúde da Família da FIOCRUZ/UERJ.

Claunara Schilling Mendonça – Médica de Família e Comunidade, doutora em epidemiologia, professora da UFRGS e GHC. Membro da Rede de Pesquisa em APS da ABRASCO

João Werner Falk – Médico de Família e Comunidade, doutor em Ciências Médicas , professor da UFRGS, foi presidente da SBMFC em cinco gestões. 

Debatedora: Maria Inez Padula, Médica de Família e Comunidade, doutora em Saúde Coletiva. Professora da UERJ. Diretora Científica da SBMFC 

Moderador: Ricardo Heinzelmann, Médico de Família e Comunidade, mestre em Epidemiologia. Professor da UFSM. Diretor de Graduação e Pós-Graduação da SBMFC 

“O Webinar deste dia 19 de setembro, data dos 30 anos da regulamentação do SUS no país, foi excelente e superou nossas expectativas. Tivemos uma ótima presença de público ao vivo, com muitos comentários positivos e depois muitos acessos ao vídeo no canal do Youtube da SBMFC. Os palestrantes fizeram falas que mobilizaram a todos pelos seus relatos de envolvimento efetivo nesta construção da Saúde como Direito no país. Estamos muito contentes enquanto diretoria da SBMFC por fortalecer este debate da Defesa do SUS na agenda da Medicina de Família e Comunidade”, comenta Ricardo Heinzelmann, diretor de Graduação e Pós-graduação da SBMFC e um dos organizadores das ações comemorativas. 

A atividade está disponível no YouTube da SBMFC e pode ser assistida a qualquer momento: https://www.youtube.com/watch?v=4zvw2qGyz6Q

 

Esse webinar foi apenas o primeiro com foco nos 30 anos do SUS. 

Dia 5 de outubro haverá o  debate 32 anos da Constituição Federal de 88 – “Saúde é Direito de Todos e Dever do Estado”, às 19h, também com transmissão ao vivo no canal do YouTube da SBMFC.

Em breve, os palestrantes serão divulgados. 

Programe-se para participar e atuar em defesa do SUS.