Lançado o Protocolo de Boas Práticas em Ambientes Virtuais da SBMFC

17 de janeiro de 2024

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) disponibiliza o seu Protocolo de Boas Práticas em Ambientes Virtuais. O documento visa a fomentar o respeito mútuo, a diversidade e a colaboração entre as e os membros dos espaços digitais vinculados à Sociedade.

O protocolo estabelece diretrizes para a promoção de um ambiente inclusivo, não machista, não racista e não LGBTIA+fóbico nos grupos virtuais, em listas de e-mails e, também, na interação virtual que ocorre nas redes sociais – como postagens no Instagram ou vídeos de YouTube – e eventos on-line oficialmente organizados pela SBMFC.

Sua construção foi resultado de discussões dos Grupos de Trabalho de Mulheres e de Gênero, Sexualidade, Diversidade e Direitos com a Comissão de Ética da SBMFC, a partir do resultado da oficina “Boas práticas em ambientes virtuais”, moderada por Thais Machado Dias e Maite Dahdal, no 17º Congresso Brasileiro de MFC. O documento ainda foi submetido à consulta pública antes de ser finalizado.

Acesse o documento completo.