Boletim de notícias da SBMFC (09/04/2021)

9 de abril de 2021

🔴 CBMFC/CIMF: primeiro lote prorrogado até 15/05
Você pediu e foi atendida/o! O primeiro lote de inscrições para o CBMFC/CIMF 2021, evento 100% online que traz uma proposta totalmente inovadora para a Medicina de Família e Comunidade, foi prorrogado até dia 15 de maio. Associado/as adimplentes e inscrições em grupos têm descontos maiores no preço final.
Inscreva-se e garanta agora mesmo sua participação: www.mfc2021.com.br

✏️ Atividades das Associações Estaduais
Nesta sexta (09/04), às 19h, a Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade apresenta o tema Evidências para Tratamento da Covid-19, com o MFC Martim Elviro Medeiros Junior. Acompanhe pelo YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCMFYq8g2gGH0trZGtQFSJDA. A Associação Gaúcha de Medicina de Família e Comunidade se reunirá pelo zoom, amanhã (10/4), para posse da nova diretoria eleita para a gestão 2020-2022. Para participar, solicite o link pelo e-mail: secretaria@agmfc.org.br.

🌎 Planetary Health Annual Meeting
A Conferência 2021 Planetary Health Annual Meeting and Festival que integra a Semana de Saúde Planetária, acontecerá entre os dias 25 e 30 de abril com inscrições gratuitas. Para participar, acesse: https://planetaryhealthannualmeeting.com.

📍Frente pela Vida
A Frente Pela Vida entrou com um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o Judiciário intervenha, exigindo que o governo federal implemente lockdown de 21 dias este mês, além de auxílio emergencial adequado para a população. Clique e saiba mais:
https://www.abrasco.org.br/site/noticias/entidades-da-frente-pela-vida-acionam-stf-por-lockdown-e-medidas-economicas/57884/

💊 O fetiche dos medicamentos
“Uma das coisas que mais tem chamado a atenção dessa pandemia, além das vacinas e da polêmica do confinamento, foi o intenso debate sobre o ‘tratamento precoce’ para Covid. A discussão aqui não é se esses medicamentos funcionam ou não, mas sobre o desejo que temos de tomá-los. Mesmo dentro da lógica que há remédio para tudo e para tudo há remédio, infelizmente temos que admitir que ainda enfrentamos muitas limitações na nossa prática médica”. Confira artigo completo de Francisco Arsego: https://www.sbmfc.org.br/noticias/artigo-o-fetiche-dos-medicamentos/