Carta da SBMFC aos Candidatos às Eleições 2010

20 de agosto de 2010

Prezado(a) Candidato(a),

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) é a entidade que congrega os médicos de família e comunidade no Brasil, uma das 54 especialidades reconhecidas pela Associação Médica Brasileira (AMB). Representa, portanto, os mais de 30.000 médicos que trabalham na Estratégia Saúde da Família, ou seja, quase 10% de todos os médicos do país. Isto faz da nossa entidade uma das 3 mais importantes do Brasil.

Nos países desenvolvidos como Inglaterra, Holanda e Canadá todo cidadão tem seu médico de família inserido em uma equipe multiprofissional e precisa consultá-la antes de ir no especialista focal. Este é o objetivo que o Brasil tem que alcançar investindo na formação de médicos de família e comunidade, pagando diferenciadamente os que são egressos de residências ou possuem o título de especialista reconhecido pela AMB/ SBMFC e investindo pesadamente na estruturação da Estratégia Saúde da Família. Esta é uma estratégia de estado inspirada nos países onde há sistemas públicos de saúde avançados e que para ser implementada adequadamente é necessário estrutura física, profissionais capacitados e bem remunerados além de uma relação adequada de pacientes por equipe (no máximo 3000).

Não há como estruturar a política de saúde apenas com base em AMAs e UPAs pois estas são apenas paliativas aos pacientes e ao sistema uma vez que lidam com problemas agudos e cada vez mais as pessoas têm problemas crônicos que
devem ser tratados pelo mesmo médico ao longo do tempo.

A base dos serviços de saúde deve ser a Atenção Básica e a Estratégia Saúde da Família, pois neste ambiente pode se resolver entre 85 e 95% das demandas sem nenhum encaminhamento. Este é o segredo para que o sistema se equilibre e não sobrecarregue inadequadamente os hospitais. Contamos com seu apoio para que possamos juntos continuar construindo um Sistema Único de Saúde mais equânime e de fato universal.

Atenciosamente,

Gustavo Gusso
Presidente da SBMFC