Com discussões sobre boas práticas na Medicina de Família e Comunidade, CBMFC 2019 reúne mais de 2500 pessoas

18 de julho de 2019

Evento organizado pela SBMFC teve a 15ª edição com mais de 1000 trabalhos apresentados e temas que fortalecem o conhecimento dos profissionais da APS, em Cuiabá

Cuiabá foi a cidade-sede do 15º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, o CBMFC 2019. O evento que é realizado a cada dois anos, recebeu

2550 congressistas, que usufruíram de atividades ministradas por 250 palestrantes nacionais e internacionais, entre eles, Iona Heath, ex-presidente do Royal College of General Practitioners do Reino Unido, Jacqueline Ponzo, presidente da CIMF, Robert Jannet, professor da Harvard Medical School e Rui Nogueira, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar.  

Na participação nacional, Renato Tasca, coordenador da OPAS/OMS, Erno Harzheim, secretário da Atenção Primária do Ministério da Saúde e Gulnar Azevedo e Silva, presidente da ABRASCO.

O tema central do evento “A Saúde em nossas mãos: boas práticas na medicina de família e comunidade” agregou diversas discussões e temáticas vividas diariamente na Atenção Primária como acesso, desafios da APS no SUS, formação médica, gestão clínica, prevenção quaternária, Medicina Baseada em Evidência, saúde LGBTI, saúde da população negra, cuidados paliativos, saúde mental, atenção domiciliar, preceptoria e muitos outros.

Para Sofia Bernardo, presidente do CBMFC 2019 e da Associação Mato-Grossense de Medicina de Família e Comunidade, o congresso que contou com diversas atividades teóricas e práticas divididas entre mesas-redondas, oficinas, rodas de conversas e conferências, agregou conhecimento para todos os participantes de todo o Brasil e da América Latina. “Agradecemos a presença de todos que estiveram no evento e também à comissão organizadora, à SBMFC por fazer do sonho de um congresso em Cuiabá, uma realidade. E desde já, fica o convite para todos que estiveram no evento, voltar a Mato Grosso mais vezes para nos visitar”.

O público participante foi composto de médicos de família e comunidade, residentes da especialidade, enfermeiros, psicólogo, acadêmicos de medicina e outros profissionais de todas as regiões do Brasil.  A apresentação de trabalhos foi destaque com aprovação de 1069 aprovados (360 Comunicações Orais Coordenadas e 709 pôsteres digitais). Na programação cultural, os concursos de música, prosa, poesia e vídeo, mostraram o lado artístico dos congressistas que produziram materiais de acordo com o tema do CBMFC 2019. Os trabalhos premiados e vencedores dos concursos culturais estão disponíveis no site do congresso. Uma outra ação  oferecida aos congressistas foi o espaço kids, onde mães, pais e cuidadores puderam aproveitar a programação do evento, enquanto as crianças se divertiam com monitores.

Os Grupos de Trabalho da SBMFC tiveram uma participação ativa desde a sugestão de temas para a programação, na realização das atividades e também em reuniões, nas quais, foram discutidos os próximos passos, inclusão de novos membros, calendário de eventos próprios e votação de novos coordenadores. “OS GTs tiveram um importante papel, cumprindo as metas da diretoria atual que é executar um trabalho cada vez mais democrático, participativo e representativo. Atualmente, são 24 GTs que estão cada vez mais concretos, voltados para a área científica e de formação que reforçam o papel da SBMFC juntos aos médicos de família e comunidade de todo o país”, explica Giuliano Dimarzio, diretor científico da Sociedade.

O congresso contou com participação de representantes de diversas entidades como, ANCP, Alasf, Choosing Wisely, Programa de Residência da Prefeitura do Rio de Janeiro e Waynakay que compartilharam conhecimento e experiências nas áreas de atuação.

Durante a cerimônia de encerramento, além da premiação dos trabalhos e concursos, foram lidas a Carta de Cuiabá, produzida pelo Grupo de Trabalho de Mulheres na MFC e a Carta Manifesto das Médicas e Médicos de Família e Comunidade do Município do Rio de Janeiro, disponível no facebook da AMFAC-RJ. 

Sobre a equidade de gênero, a participação nas atividades do CBMFC 2019, em resultado parcial está na tabela abaixo. Os números completos serão divulgados em breve.

Atividades

Homem

Mulher

Conferências e mesas-redondas magnas

8

10

Mesas-redondas

71

59

Oficinas e mini-oficinas

88

110

Rodas de conversa

13

26

TACS

16

19

TEDS

23

8

A próxima edição do CBMFC será em 2021, em Vitória, Espírito Santo, junto ao VII Congreso Iberoamericano de Medicina Familiar, que será realizado pela primeira vez no Brasil. A organização será realizada pela SBMFC, junto a Associação Capixaba de Medicina de Família e Comunidade e a Confederação Iberoamericana de Medicina Familiar (Wonca CIMF). Em breve, mais informações serão divulgadas. Até lá, a Sociedade tem os congressos regionais realizados pelas Associações estaduais e seminários organizados pelos Grupos de Trabalho, que podem ser acompanhados na página de eventos.