Conferência Nacional de Saúde: avaliação SBMFC

6 de julho de 2023

Brasília foi palco da 17ª Conferência Nacional de Saúde entre 3 e 5 de julho de 2023. O mote que guiou os debates foi “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”. A SBMFC marcou presença nas discussões, conforme relata o diretor administrativo financeiro, Fabiano Gonçalves Guimarães.

“Um orgulho gigante participar da Conferência, engrossando as vozes em defesa do Sistema Único de Saúde e da democracia, ainda mais representando a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade como convidado”, afirma Fabiano. “Foi uma oportunidade extremamente importante de ouvir vários segmentos sociais, observar a diversidade de nosso povo. E mais especial ainda foi sentir o comprometimento de todos esses diversos atores na construção do SUS”.

O programa da Conferência foi rico, assim como as controvérsias debatidas. Entre inúmeras pautas de relevância, é imperioso ressaltar aquelas que firmaram o caráter participativo e universal do sistema de saúde de nosso país.  

“O primeiro dia foi marcado por posicionamentos nesse sentido, inclusive os da ministra da Saúde, Nísia Trindade. A propósito, hoje temos um ministério comandado por uma cientista, por alguém que dá valor à ciência. É a primeira mulher a ocupar esse posto. Algo que emociona”.

Nos dias seguintes, houve ampla reflexão a partir das propostas construídas desde as conferências municipais. Ocorreu ainda a aprovação do relatório conclusivo da 17ª Conferência Nacional de Saúde, contendo uma série de propotituras com potencial para subsidiar a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027.

Por fim, em 5 de julho, a plenária final teve a presença do presidente Lula, que fez contundente de defesa da democracia, além de homenagear os profissionais de saúde do SUS.

Lula também declarou que a ministra Nísia está no governo como cota dele e que a defenderá de quaisquer pressões.

“A fala do presidente também contemplou o compromisso de que os movimentos sociais serão sempre ouvidos nesse governo o que é muito importante pra todos nós”, encerra Fabiano.