Congresso destaca inovações da Medicina de Família e Comunidade no sul do Brasil

8 de setembro de 2022

Evento reuniu quase 800 participantes em Porto Alegre, teve 170 trabalhos científicos apresentados e foi acompanhado de perto pela SBMFC.
 
O VII Congresso Sul-Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade aconteceu no último final de semana, entre os dias 1 e 3 de setembro, e mostrou a força da especialidade em Porto Alegre (RS). O evento contou com 779 participantes que puderam acompanhar uma programação intensa, com oito espaços simultâneos ao longo de todos os três dias de atividades, e diversa quanto às temáticas.


 
Estiveram em evidência, por exemplo, os debates a apresentações sobre práticas integrativas, financiamento e as politicas públicas, saúde suplementar, populações negligenciadas e o uso de tecnologias e habilidades avançadas do médico de família, como como cirurgia, acupuntura, agulhamento a seco, infiltração, uso do pocus, entre outras.
 
“O foco em todos os momentos era falar de inovações, indo de encontro a temática proposta, que era ‘A atenção primária desafiada e a reinvenção do cuidado’. Estamos muito felizes porque recebemos muitos elogios pela programação e organização do evento”, disse um dos organizadores do congresso e diretor financeiro da Associação Gaúcha de MFC, Greg de Sá Silva.
 
O congresso ainda registrou 245 trabalhos científicos submetidos, dos quais 170 foram aprovados para apresentação, sendo 125 na categoria pôster e 45 na categoria de comunicação oral.


 
A SBMFC prestigiou o evento in loco. Representaram a entidade a presidente Zeliete Zambon; o diretor de Graduação e Pós-Graduação Strictu Sensu Ricardo Heinzelmann; o diretor de Residência Médica Pós-Graduação Lato Sensu Mauro Magaldi Lins; e o secretário executivo Rogério Machado. Durante o evento, a diretoria da sociedade brasileira reuniu-se com as associações de MFC estaduais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
 
O congresso sul-brasileiro ainda contou 12 atrações culturais – entre música, poesia e fotografia – e também com o espaço MFC Inspira, no qual 13 profissionais considerados referência na especialidade foram convidados a contar sua trajetória como médicos de família e receberam uma placa em deferência. Foram eles: Airton Tetelbom Stein, Alexandre Moretto, Carmen Luiza Correa Fernandes, Claunara Schiling Mendonça, Cledy Eliana dos Santos, Francisco José Trotta Mazzuca, Francisco Jorge Arsego Quadros de Oliveira, Lêda Dias Chaves, Luís Antônio Benvegnú, Maria Lucia Medeiros Lenz, Mario Roberto Garcia Tavares, Ney Bragança Girão e Tarso Pereira Teixeira.