Conheça o Grupo de Trabalho de Comunicação em Saúde da SBMFC

22 de janeiro de 2019

O GT de Comunicação em Saúde tem por finalidade promover um campo para discussão, eventos e estudos sobre habilidades comunicativas na relação profissional da saúde-paciente pautadas na abordagem clínica centrada na pessoa.  Coordenado pela fonoaudióloga Agnes de Fátima Pereira Cruvinel e pelos médicos de família e comunidade Carlos Frederico Confort Campos e Jéssica Rodrigues Borges Leão.

“Há uma força-tarefa para o desenvolvimento de políticas que fortaleçam o trabalho de comunicação em saúde na formação médica. Espera-se, com o trabalho, contribuir para a qualificação dos profissionais e, consequentemente, para a melhoria dos resultados em saúde na atenção primária”, explicam os coordenadores.

As atividades do grupo de trabalho são:

  • Reuniões mensais com os membros do GT para planejamento e pactuação de ações;
  • Participação no CBMFC com ofertas de cursos, oficinas e workshop abordando a temática de comunicação em saúde;
  • Planejamento e organização de eventos na área;

Entre os cursos, está o Balint que terá a primeira edição de 2019, no mês de abril em Florianópolis, que está com as vagas esgotadas.

Campos explica que o grupo foi formado há alguns anos, porém com poucos encontros e poucas atividades, mais voltado para os subgrupos de Balint e de Medicina Narrativa. “Nós estamos na gestão como coordenadores desde o fim do ano passado com a ideia de retomar as atividades do grupo”.

Os membros que são divididos entre médicos, estudantes de medicina e demais profissionais da saúde participam dereuniões mensais entre os membros ocorrem todas as últimas quintas-feiras de cada mês, via skype ou presencial. Durante o CBMFC, que acontecerá esse ano na cidade de Cuiabá-MT, serão ofertados workshops, cursos e oficinas para os profissionais da saúde e estudantes com temáticas relacionadas à comunicação em saúde. Outros eventos e atividades na área estão sendo estudados e planejados para o segundo semestre de 2018.

O GT de Comunicação em Saúde disponibiliza nas redes sociais páginas que os interessados podem acompanhar para obter mais informações sobre o trabalho desenvolvido. Para acompanhar as atividades do GT Comunicação em Saúde SBMFC, siga a página no facebook: https://www.facebook.com/gtcomunicacaosbmfc/. Para participar do GT, envie e-mail para cafred@gmail.com.