Coordenação do PMMB debate supervisão acadêmica com SBMFC

15 de dezembro de 2023

A SBMFC reuniu-se com a Coordenação Geral do Programa Mais Médicos pelo Brasil (PMMB) nesta quarta-feira (14) para discutir a supervisão acadêmica do programa. A Sociedade apresentou preocupações sobre a distribuição nos territórios das instituições supervisoras que possuem Programas de Residência de MFC (PRMFC) e foram homologadas no Edital 01 de 2023.

A reunião também serviu para debater como transformar a competição estabelecida entre o PMMB e os PRMFCs em alguns territórios numa relação colaborativa frente às necessidades da população.

De acordo com o diretor de Programa da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, o alto número de instituições com PRMFC que aderiram ao edital para Instituições Supervisoras do PMMB surpreendeu o governo. Diante disto, foram adotados critérios para balizar a distribuição dos territórios às instituições, tais como valorizar as que já participavam do programa e quem participava há mais tempo; as que se colocaram favoravelmente e contribuíram com Mais Médicos desde seu início em 2013; as que têm programas de residência robustos e com experiência de supervisão por secretarias municipais e estaduais de saúde ou escolas de governo que contribuam para processos formativos nos territórios.

Segundo a coordenação do PMMB, os critérios serão publicizados oficialmente e haverá espaço para recursos assim que as instituições e territórios forem publicados, o que está ocorrendo de forma escalonada após as reuniões de parametrização. Todas as instituições homologadas estão sendo chamadas para o diálogo, garantiram os representantes do governo na reunião.

 

Colaboração

O Ministério da Saúde informou que está mapeando experiência exitosas entre PMMB e PRMFC para pensar estratégias para uma relação de colaboração entre as iniciativas, e não de competição. A SBMFC colocou-se à disposição para ajudar nesse sentido.

Ainda foram discutidas possibilidades de apoio às residências e a construção de agenda com a SBMFC, inclusive para acompanhamento das propostas de especializações.

Por fim, a SBMFC reforçou a importância das resoluções que dispõe sobre os critérios de seleção de tutores acadêmicos e supervisores a serem adotados pelas instituições de educação superior brasileiras para as Instituições Supervisoras do Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB).

 

Presentes

Além de Proenço, também estiveram na reunião pela Coordenação do PMMB: o coordenador geral de Provimento Profissional do DGAPS/MS, Wellington Carvalho; a coordenadora Setorial de Planejamento, Avaliação e Dimensionamento da APS do DGAPS/MS, Grasiela Araújo; a diretora de Desenvolvimento da Educação em Saúde do DDES/SESu/MEC, Gisele Viana Pires; o coordenador geral de Expansão e Gestão da Educação em Saúde do DDES/SESu/MEC, Francisco Neves; e a assessora técnica, Doracy Karoline Medeiros.

A SBMFC foi representada pelas(os) diretoras(es) Fabiano Guimarães, Brenda Costa, Andrea Taborda, Ricardo Heisselman, Inez Padula, Leonardo Savassi e Livia Hins.