Cuiabá recebe, pela primeira vez, Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade

14 de março de 2019

Evento que será realizado em julho, entre os dias 10 a 13, promoverá conhecimento e atualização científicos e técnicos com palestrantes internacionais e nacionais para profissionais que atuam na Atenção Primária de todo o país 
 
Pela primeira vez, Cuiabá será sede do Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade (CBMFC 2019), que está na 15ª edição. O evento que é o maior de Atenção Primária à Saúde do país, reúne mais de três mil profissionais, entre médicos de família e comunidade, estudantes e residentes de medicina, professores acadêmicos, pesquisadores, enfermeiros, nutricionistas, agentes de saúde. Realizado no Centro de Eventos do Pantanal, o CBMFC 2019 está com inscrições abertas no site oficial: www.cbmfc2019.com.br
 
“É uma honra receber o CBMFC pela primeira vez em nosso Estado. Mais que proporcionar conhecimento aos participantes, nossa cultura e gastronomia serão atrações à parte do evento. E mostrá-las aos profissionais da Atenção Primária de todo o país e países vizinhos, será gratificante. E mais que isso, vamos poder reforçar a importância da Medicina de Família e Comunidade em Mato Grosso”, explica Sofia Bernardo, presidente do congresso e da Associação Mato-Grossense de Medicina de Família e Comunidade. 
 
A Medicina de Família e Comunidade é a especialidade que acompanha o indivíduo desde antes do nascimento até os últimos momentos de vida. Dispensa cuidados integrais ao paciente sempre com foco na pessoa e não na doença. Os médicos de família e comunidade (MFCs) têm capacidade de solucionar os problemas de saúde apresentados pelas pessoas atendidas e acompanhadas, seja em Unidades Básicas de Saúde, Clínicas de Família, UPAs, AMEs, AMAs, Serviços de Emergência, Pronto- Socorro, independentemente da esfera: pública, privada ou suplementar. 
 
Para Daniel Knupp, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), entidade que organiza o evento, promover atualização aos profissionais que atuam diretamente com os pacientes proporciona uma alta qualidade de atendimento. “Como a Medicina de Família e Comunidade é uma especialidade que cuida de pessoa como um todo, desde os aspectos físicos, até a saúde mental, em nossos congressos nacionais, que acontecem a cada dois anos, abordamos os riscos dos excessos de exames na saúde, cuidados paliativos, atenção domiciliar, saúde da população negra, saúde da população LGBT, entre outros temas. Toda essa diversidade de assuntos, sempre com conceitos e embasamento científicos, agrega todos os públicos dentro da Atenção Primária”, aborda. 
 
A Atenção Primária é o conceito que aborda os problemas mais comuns na comunidade, oferecendo serviços de prevenção, cura e reabilitação para maximizar a saúde e o bem-estar. Integra a atenção quando há mais de um problema d saúde e lida com o contexto no qual a doença existe e influencia a resposta das pessoas a seus problemas de saúde. Além disso, organiza e racionaliza o uso dos recursos para promoção, manutenção e melhora da saúde. 
 
Serviço:
Informações:  
15º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade – CBMFC 2019 
Organização: Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) 
Data: 10 a 13 de julho de 2019 
Local: Centro de Eventos do Pantanal – Cuiabá/Mato Grosso 
Inscrições e site oficial: http://cbmfc2019.com.br/