Curso sobre Medicina Rural para Médico/as de Família e Comunidade 

8 de junho de 2021

O Nescon (Núcleo de Educação em Saúde Coletiva) está com vagas abertas para curso sobre Medicina Rural, direcionado à Médicas e Médicos de Família e Comunidade. Em formato 100% online e período de matrícula até 20 de novembro, a atividade é gratuita e garante a emissão de certificado. 

Parte significativa da população brasileira vive em áreas rurais. No entanto, a formação dos profissionais de saúde no país ainda está fortemente concentrada na população urbana, fragilizando a abordagem das especificidades, necessidades e demandas de atenção e do cuidado à população rural. Considerando o disposto na Constituição Federal/1988 de que “saúde é direito de todos e dever do Estado”, é necessário, portanto trazer para a formação de profissionais de saúde conteúdos e recursos onde o foco seja a população rural. Este curso vem responder a esta demanda.

Informações complementares, assim como link de inscrição, estão disponíveis na página: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/cursos/curso/medicina-rural/

Os participantes terão acesso a temas relacionados à especificidades do cuidado em saúde em áreas rurais, com foco no conceito de rural; perfil sócio demográfico das áreas rurais; importância e características da saúde rural; defasagem rural – urbana; medidas e políticas de provimento e fixação de recursos humanos em áreas rurais; características da prática da medicina rural; características da APS rural e competência cultural; educação médica em e para áreas rurais; características do sistema de saúde em áreas rurais. 

Além da abordagem das condições mais relevantes na Atenção Primária à Saúde em áreas rurais, com a temática de vítima de intoxicação com suspeita de intoxicação por uso de agrotóxicos; atendimento a acidentes a animais peçonhentos; profilaxia de tétano e raiva humana; acidentes com ferramentas e trauma ocular.

Serviço: 

Curso sobre Medicina Rural para Médico/as de Família e Comunidade 

Período de Matrícula:  03/06 a 20/11/2021

Data limite para conclusão do Curso: 20/12/2021

Modalidade: conteúdo e todas as atividades do curso, inclusive itens de avaliação, estão disponibilizados em ambiente virtual de aprendizagem e podem ser acessados em computadores, laptops, tablets e smartphones, por meio de qualquer navegador (curso on-line/autoinstrucional).

Carga horária: 45 horas.

Certificado de Conclusão: Curso de Extensão/ Atualização

Metodologia: elaborado segundo princípios de educação a distância (EaD), todas as atividades de aprendizagem do Curso são desenvolvidas pelo aluno sem a participação de tutor, preceptor ou professor (curso on-line, autoinstrucional).

Objetivo geral: Capacitar Médicos de Família e Comunidade e Médicos Generalistas das equipes de Saúde da Família e equipes de Atenção Primária à Saúde para a prática da Medicina Rural.