Cursos brasileiros de Saúde Planetária são relançados com apoio da SBMFC

13 de julho de 2022

Cursos do núcleo de telessaúde do Rio Grande do Sul estão indicados como referência para o entendimento sobre saúde planetária em carta da OMS lançada em junho.

O núcleo técnico científico de telessaúde do Rio Grande do Sul, TelessaúdeRS-UFRGS, organizou, em parceria com a Planetary Health Alliance, de Harvard, e a Organização Mundial de Médicos de Família e Comunidade (WONCA), três cursos sobre saúde planetária, que serão relançados no próximo dia 15/07 em evento online às 17h (horário de Brasília) pelo canal do Youtube do TeleRS.

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) apoia a iniciativa.

No último dia 9 de junho, a Organização Mundial da Saúde lançou uma carta aberta às universidades sobre a importância das mudanças climáticas na educação em saúde: A call for strengthening climate change education for all health professionals. No documento são citados os três cursos brasileiros como exemplos de recurso para o aprendizado sobre o tema.

Para o coordenador do TelessaúdeRS-UFRGS, Roberto Umpierre é uma grande honra ter o trabalho desenvolvido dentro do projeto ser reconhecido e recomendado por uma organização multilateral como a OMS. “É um compromisso do TeleRS fortalecer nossa área de educação. Estamos sempre inovando em busca do protagonismo no segmento, e tentando diminuir o tempo entre a produção do conhecimento e sua chegada na ponta, na assistência. Agora estamos indo ainda mais longe, com nossos cursos chegando a profissionais de saúde de todo o mundo”, completa.

Ao todo, mais de 6 mil pessoas já se inscreveram nos cursos. As versões internacionais tiveram a participação de pessoas de mais de 69 países, de todos os continentes, com exceção da Antártica. Na última edição todos os cursos tiveram mais de 90% de satisfação dos participantes. O Curso em parceria com a WONCA, foi especialmente importante para os profissionais de saúde da atenção primária de todo o mundo. A médica de família Paula Henry, de Trinidad e Tobago, conta que ter feito o curso a ajudou a melhorar suas habilidades clínicas e pensar fora da caixa. “O curso foi extremamente relevante para a nossa prática. O ensino sobre distúrbios relacionados ao calor, por exemplo, foi muito útil, porque temos muitos trabalhadores ambientais, e o curso nos ajudou a prestar mais atenção a condições como a insolação”, conta.

Poluição do ar e da água, Alimentação e sistemas alimentares, Saúde mental, ondas de calor, doenças infectocontagiosas são alguns dos temas abordados nos cursos. Na nova edição, que será lançada no dia  de julho, o curso de saúde planetária voltado para a Atenção Primária à Saúde contará ainda com um novo módulo, sobre migrações. A professora Charlotte Scheerens é pesquisadora associada à Universidade de Ghent e à Harvard Medical School e uma das autoras desse módulo.

De acordo com Scherrens, o objetivo é fornecer cuidados de saúde oportunos, eficazes, apropriados e eficientes no contexto de fluxos migratórios em mudança, choques climáticos e tensões aos quais nossos sistemas de saúde precisarão se preparar e se adaptar. “Para minimizar as barreiras de acesso aos serviços de saúde para migrantes e suas famílias, os sistemas de saúde precisam se tornar mais inclusivos para os migrantes climáticos”, completa.

O evento de relançamento dos cursos terá a participação do Dr. Carlos Faerron Guzmán, representando a Planetary Health Alliance – PHA,  Dra. Özden Gökdemir, representando a WONCA Environment, e a médica de família e comunidade Mayara Floss, uma das idealizadoras do curso. A apresentação e condução do evento ficará por conta do professor  e coordenador do TelessaúdeRS-UFRGS, Roberto Umpierre.

Todos os cursos são gratuitos e estão disponíveis na plataforma de ensino a distância Moodle TelessaúdeRS. As inscrições foram abertas no dia 11 de julho e as aulas  podem ser realizadas até o fim do ano, no ritmo do aluno. Qualquer pessoa pode se inscrever em qualquer um ou em todos os cursos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ead@telessauders.ufrgs.br.

Confira os vídeos de divulgação: