Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde será dirigido por médico de família e comunidade

18 de dezembro de 2018

A nova equipe do Ministério da Saúde foi anunciada hoje pelo ministro Luiz Henrique Mandetta, que assume o cargo dia 2 de janeiro, assim como os demais integrantes do órgão. Entre os anunciados está Daniel Soranz, que assumirá o Departamento de Atenção Básica (DAB).

Soranz é médico de família e Comunidade, especialista em saúde pública pela ENSP, com mestrado em políticas públicas de saúde pela Fundação Oswaldo Cruz e doutorado em Epidemiologia é professor e pesquisador do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz / Ministério da Saúde. Tem atuação na saúde publica baseada na expansão da Atenção Primária.

Atualmente, é diretor do Departamento de Pesquisa da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC)e ao integrar a nova equipe do Ministério da Saúde, tem o objetivo de fortalecer a Atenção Primária.

“Construir a Atenção Primária como coordenadora do cuidado será o foco principal. Atualmente, já temos algumas cidades que são modelo na Estratégia da Saúde da Família e pretendemos estender essa qualidade para os demais estados. Além de melhorar o desempenho clínico das equipes que atuam diretamente no atendimento”, explica Soranz. Ainda, as residências médicas também terão um destaque maior com foco na melhoria do ensino médico.

Foi Secretário Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e ao encerrar o mandato, em 2016, deixou a cobertura da Estratégia da Saúde da Família em 70%, tornando-a uma cidade referência não só no Brasil, mas como modelo internacional.

As 115 Clínicas da Família construídas na gestão entre 2014 e 2016, foram distribuídas em diversas áreas com carência de acesso à saúde, entre elas, Jacarezinho e Rocinha. Com isso, os moradores não precisaram mais de deslocar para outras zonas da cidade e para atendimento médico. As equipes atendem os pacientes daquele determinado território, conhecendo o ambiente e as implicações na saúde da população local.

Com o aumento de 3%, índice do início da gestão, para 70% de cobertura, foram implantadas 1.280 equipes de Saúde da Família compostas cada uma por um médico de família, um enfermeiro, um auxiliar técnico de enfermagem e um agente comunitário.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1440432961429711

Matéria Saúde não deve ser usada como moeda para obtenção de apoio político.