Desafios da Atenção Primária serão discutidos em Maceió durante Congresso Nordestino de Medicina de Família e Comunidade

12 de novembro de 2018

Capital alagoana recebe o evento entre os dias 15 e 17 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso

Entre os dias 15 e 17 de novembro, Maceió receberá o Congresso Nordestino de Medicina de Família e Comunidade, que será realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. O tema central do evento é APS: Desafios e esperança do Sertão ao Litoral, com abordagem sobre como a Atenção Primária à Saúde necessita estar em todos os tipos de territórios do Brasil. Médicos de Família e Comunidade de todo o país estarão reunidos em um único espaço para debater temas como o fortalecimento do SUS, dificuldades da residência médica no Nordeste, procedimentos ginecológicos, hepatites, sarampo, cuidados paliativos, entre outros que podem ser conferidos no site oficial: https://doity.com.br/4-congresso-nordestino-de-medicina-de-famlia-e-comunidade/.

A Atenção Primária à Saúde aborda os problemas mais comuns na comunidade, oferecendo serviços de prevenção, cura, reabilitação para maximizar a saúde e o bem-estar. Promove a integração dos cuidados quando há mais um problema de saúde e considera o contexto no qual as doenças surgem, organizando e racionalizando o uso dos recursos para promoção, manutenção e melhora da saúde. A APS, também como é conhecida, promove diversos benefícios não só para as pessoas e a população em geral, mas também para os sistemas de saúde devido à melhor aplicação dos recursos, uma vez que combina ações curativas com ações preventivas. Vários países organizam seus sistemas de saúde com base na APS, como Inglaterra, Canadá, Portugal, Holanda, Austrália, entre outros.

Para a presidente do congresso e médica de família e comunidade atuante em Maceió, Kátia Macário, o evento agregará de forma científica, atualização e novos conhecimentos aos participantes. “Realizar um evento de Medicina de Família e Comunidade no Nordeste facilita a participação dos profissionais da região e ainda abre o debate sobre problemas e particularidades da saúde da nossa região”.

Serviço:

Evento: Congresso Nordestino de Medicina de Família e Comunidade

Local: Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso – Rua Celso Piatti s/n, Jaraguá, Maceió – Alagoas.

Data: 15 a 17 de novembro

Organização: Associação Alagoana de Medicina de Família e Comunidade

Apoio: Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade

Site: https://doity.com.br/4-congresso-nordestino-de-medicina-de-famlia-e-comunidade/