Destruição da atenção primária no SUS? Seminário levanta aspectos críticos e aponta saídas

8 de julho de 2022

A Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Rede APS/Abrasco) realiza nessa sexta-feira (8), das 9 às 12 horas, o seminário “Previne Brasil: destruição da APS no SUS? Aspectos críticos e proposições para o financiamento de uma APS integral, resolutiva, de base territorial e comunitária”.

A atividade será transmitida pelo Youtube e contará com nomes como a presidente da Abrasco, Rosana Onoko; o médico de família e comunidade e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Sandro Rodrigues; além de representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS), do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O seminário analisará os impactos do programa Previne Brasil no contexto de desfinanciamento do SUS e apresentará saídas. Na ocasião será lançada, em formato de ebook, a nova agenda estratégica da Rede, sob o título “Bases para uma Atenção Primária à Saúde integral, resolutiva, territorial e comunitária no SUS: aspectos críticos e perspectivas” (Baixe aqui).

“Neste documento detalhamos as consequências do desfinanciamento do SUS para a APS e como o enfrentamento – negacionista e necropolítico – da COVID-19 agravou este quadro. Estamos falando de impactos negativos para toda a população brasileira. E, a partir da crítica consistente, desenhamos uma agenda robusta, capaz de guiar a construção da APS à altura dos princípios constitucionais que afirmam a saúde como direito de todos e dever do Estado”, destaca a diretoria Científica e de Desenvolvimento Profissional Contínuo da SBMFC, Maria Inez Padula Anderson.