Dia Mundial Sem Carro: a bicicleta como meio de transporte

22 de setembro de 2020

Hoje, dia 22 de setembro, é Dia Mundial Sem Carro. Datas como essas nos trazem a reflexão de novas possibilidades, hábitos e comportamentos.
 
Por isso, o Grupo de Trabalho de Saúde Planetária da SBMFC pergunta: você já pensou na bicicleta como seu meio de transporte?
 
Você sabia que os carros a gasolina e a álcool são responsáveis por 75% da emissão de monóxido de carbono e demais gases poluentes que vão interferir nas mudanças climáticas, impactos ao ambiente, doenças crônicas não transmissíveis, respiratórias e outras? Enquanto o uso da bicicleta economiza a 385.216 toneladas por ano da emissão desses gases poluentes.
 
Seja entre pequenas, médias e longas distâncias, em perímetros urbanos ou rurais, a bicicleta sempre será o transporte mais econômico, sustentável, de fácil manuseio e manutenção barata, acessível a todas as idades e classes sociais, e que promove menos poluição atmosférica e sonora, trazendo reais benefícios a saúde não apenas do seu usuário, mas em toda a comunidade.
 
Numa visão ampla de saúde, que vai além do estado de bem-estar físico, mental, social e incorporação de todos os contextos e percepções do indivíduo, compreendemos que em todas essas dimensões a bicicleta atuará como motivador a interação socioambiental, integração a natureza e ao cotidiano de forma mais prazerosa e significativa promovendo melhora da qualidade de vida em sua totalidade.
 
A Equidade também é um princípio estimulado pelo uso da bicicleta, por ser um veículo individual que mais atende o princípio da igualdade, já que proporciona autonomia à população como um todo. Sendo mais acessível às diversas camadas econômicas e às pessoas de praticamente todas as idades e condições físicas.
 
 
 
 
Rotinas cada dia mais sedentárias e a poluição provocam diversas doenças crônicas como o diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade, câncer, alterações respiratórias e outras, estimulado a busca do ciclismo como uma das alternativas para o transporte urbano justamente por regular, prevenir e promover melhora das condições de saúde e logo, da longevidade.
 
O carro particular está relacionado a muitos aspectos negativos: congestionamento, uso de espaço físico, redução de atividades ao ar livre, poluição do ar e barulho. Contra partida a bicicleta pode contribuir com a renda salarial do indivíduo e terapeuticamente com melhora de desempenho cognitivo de jovens, maior sensação de disposição motivação, autoestima, autocuidado e melhoria na capacidade cardiorrespiratória, resistência muscular e redução do estresse .
 
As atividades de transporte constituem um importante determinante de saúde, significando acesso ao trabalho, à educação, ao lazer e aos serviços de saúde. Por isso, é importante a criação de espaços de discussão com o poder público para o incentivo ao planejamento, educação e conscientização para o trânsito com melhor infraestrutura em ciclovias, rede cicloviárias e outros fatores que favoreçam o uso das bicicletas.
 
Pedalando você cuida da sua saúde e do planeta!!!
 
Referência:
Hartog, Jeroen Johan de, Boogaard, Hanna, Nijland, Hans e Hoek, Gerard. (2011). Os benefícios do ciclismo para a saúde superam os riscos ?. Ciência & Saúde Coletiva , 16 (12), 4731-4744. https://doi.org/10.1590/S1413-81232011001300022
 
SILVEIRA, Mariana de Oliveira. MOBILIDADE SUSTENTÁVEL: A BICICLETA COMO UM MEIO DE TRANSPORTE INTEGRADO. Disponível em: 
http://www.pet.coppe.ufrj.br/images/documentos/dissertacoes/2010/Dissertacao_MarianaOliveiraDaSilveira.pdf
 
Uso de bicicleta diminui quase 400 mil toneladas de gases poluentes por ano. Ciclo Vivo. Disponível em: 
https://ciclovivo.com.br/planeta/desenvolvimento/uso-de-bicicleta-diminui-quase-400-mil-toneladas-de-gases-poluentes-por-ano/
 
Carvalho, Mauren Lopes de, & Freitas, Carlos Machado de. (2012). Pedalando em busca de alternativas saudáveis e sustentáveis. Ciência & Saúde Coletiva17(6), 1617-1628. https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000600024
 
O uso de bicicletas no Brasil – Qual o melhor modelo de incentivo. Disponível em: https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/01/Estudo-Incentivo-Bicicletas-Brasil-Relat.-Rosemberg.pdf