Dia Nacional e Mundial do Diabetes – 14 de novembro

14 de novembro de 2020

O diabetes é uma síndrome caracterizada por elevação crônica do açúcar no sangue, causada pela deficiência da secreção e/ou da ação da insulina. Está entre os cinco problemas mais comuns na Medicina de Família e Comunidade (1).
 
É responsável por cerca de 5% das internações por condições sensíveis à atenção primária à saúde (APS) no Brasil, com tendência à queda nos últimos anos, relacionada à ampliação da APS no país (1).
 
O Diabetes Tipo 1 é mais comum em crianças. Já a Tipo 2, acomete mais adultos que fazem parte do quadro de sedentarismo e obesidade, sendo a maioria assintomática. Existem também a diabetes gestacional, quando acontece alterações glicêmicas durante a gravidez (1).
 
Os números no Brasil são preocupantes:
 
17 milhões de adultos (entre 20 e 79 anos) estão diabéticos (2) ;
Quarto país com maior número de diabéticos do mundo (2);
 
Esses números podem ser mudados com a ampliação do acesso à alimentação saudável (livre de ultraprocessados) (3) e atividade física. Para acompanhamento e controle da doença, a Estratégia da Saúde da Família e outros serviços de atenção primária, devem estar cada vez mais presentes na vida dos brasileiros.
 
 
Referência:
1 – CHAZAN, Ana Cláudia; WINCK, Kelly. Diabetes tipos 1 e 2. Capítulo 162. Tratado de medicina de família e comunidade [recurso eletrônico) : princípios, formação e prática / Organizadores, Gustavo Gusso, José Mauro Ceratti Lopes. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2012.
2 – 9º Atlas de Diabetes, produzido pela IDF (Federação Internacional de Diabetes)
3 – Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.