Diretoria da SBMFC participa de reunião com Ministério da Saúde sobre Curso de Especialização em MFC do Médicos pelo Brasil

19 de janeiro de 2022

No dia 10 de janeiro de 2022 ocorreu reunião da comissão interinstitucional formada para acompanhar o Curso de Especialização em MFC do Programa Médicos pelo Brasil.  A SBMFC recebeu convite para integrar essa comissão já no final de dezembro de 2021.

Participaram desta reunião os diretores da SBMFC Zeliete Zambon, Marco Túlio Mourão, Maria Inez Padula Anderson e Ricardo Heinzelmann. Pela ADAPS esteve presente a diretora técnica Caroline Martins.  Pelo Ministério da Saúde estavam presentes a diretora do Departamento de Saúde da Família, Renata Maria Oliveira Costa e os técnicos deste Departamento Carlos Magno Venturelli e Mariana Bertol; pelo DEGES/SGTES, Cláudia Brandão e pela UNASUS Brasília, Alysson Feliciano Lemos – Coordenador de Monitoramento e Avaliação da UNASUS, Rodrigo Lima e  Adelson Guaraci. 

Na reunião, foi feito um breve histórico da construção do curso, tendo sido relatado por Alysson Feliciano que no final de 2019 foram feitas as primeiras articulações no sentido da sua elaboração. Também foi relatado pela equipe da UNASUS Brasília que, naquele momento, havia o intuito deste curso ser utilizado como parte do processo de permitir a participação dos especializandos na prova de titulação ao final de dois anos. Neste sentido, o curso seguiu a matriz do currículo baseado em competências da SBMFC.

A atual diretoria, em agosto de 2020, teve um contato com a Unasus, no entanto, naquele momento, não houve definição de nova agenda de encontros sobre o Curso nem de representação da nova gestão no mesmo, pois havia ocorrido troca de gestão do Ministério da Saúde e a agenda do Médicos pelo Brasil tinha ficado parada. Este contato foi restabelecido em dezembro de 2021, através da ADAPS

 A atual diretoria da SBMFC – MFC com todas as letras – identificou a importância de conhecer melhor  a proposta do Curso, de forma a dar contribuições eventuais e fazer a adequada validação, caso seja adotado este encaminhamento. Outros setores do Ministério da Saúde, a exemplo do DESF/SAPS e DEGES/SGTES, também manifestaram necessidade de conhecer melhor o curso para fazer sua validação.

A diretoria da SBMFC  afirmou ser importante formalizar o papel de cada instituição nesta comissão para ter clareza dos processos e garantir transparência institucional. Também foi solicitado repasse dos documentos que formalizariam a participação da SBMFC nesta Comissão de acompanhamento do Curso. Isto foi encaminhado ao final da reunião, como também a necessidade de se estabelecer um fluxo entre os diferentes atores para início da validação do Curso.

Foi informado pela UNA SUS Brasília que ainda estavam em aberto alguns aspectos importantes para a operacionalização do Curso, como a escolha das Universidades parceiras e seu processo de contratualização. Da mesma forma, foi sinalizado que a tutoria presencial era um tema em aberto e que a UNASUS Brasília faria a formulação de uma proposta que seria brevemente apresentada.

A diretoria da SBMFC espera ter reconhecida sua representação institucional em todas as etapas deste processo que dizem respeito a este curso e ao Médicos pelo Brasil, de modo a poder exercer sua função estatutária de ser a representante formal da especialidade, como é o caso das sociedades de especialidade.