Discussões sobre o impacto do racismo na saúde da população negra reúne mais de 400 pessoas em São Paulo

22 de maio de 2019

A primeira edição do Seminário de Saúde da População Negra na APS reafirmou a importância de se discutir e ampliar os conhecimentos dos profissionais de saúde sobre o cuidado e saúde da população negra na Atenção Primária. O evento, realizado entre 17 e 19 de maio na capital paulista, reuniu médicos de família e comunidade, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, dentistas e outras categorias, além de acadêmicos de medicina com foco no conhecimento e abordagem da saúde da população que é mais de 54% do país e que compõem 80% dos usuários 100% dependentes do SUS.

As inscrições foram esgotadas nas primeiras 72 horas após abertura no site oficial do evento. No dia 17 de maio, foi realizada a abertura do seminário com a mesa redonda Racismo e Saúde, no auditório da Uninove – Campus Vergueiro, com palestras de Lia Schucman, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo; Fernanda Lopes, Mestre e Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e Luis Eduardo Batista, Mestre e Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Pós-doutorado pela Escola de Enfermagem da USP. A mesa, que contou com a participação de mais de 250 pessoas, foi transmitida ao vivo pelo facebook da SBMFC e pode ser conferida completa no link: https://bit.ly/2QfIxmN.

As atividades do dia 18, foram realizadas na Universidade São Caetano do Sul (USCS) – campus Bela Vista. As mesas lotaram as 130 vagas do auditório e aconteceram paralelamente às oficinas realizadas em salas com grupos de discussões práticas. Durante e ao fim das atividades, os participantes puderam tirar dúvidas e interagir com os palestrantes provocando assim, uma troca de conhecimento e experiências para promover o cuidado à saúde da população negra, de acordo com as especificidades.

Na mesa Saúde e População Negra, o Departamento de apoio à Gestão Participativa e ao Controle Social (DAGEP) do Ministério da saúde apresentam novos materiais e pesquisas em SPN, representado por Marcus Vinicius Barbosa Peixinho, divulgou novos dados durante o evento. Confira a apresentação:APRESENTAÇÃO DAGEP para SP 2019_Atual_18_maio

O evento foi organizado pelo Grupo de Trabalho de Saúde da População Negra da SBMFC, atuante há dois anos e promove discussões sobre a abordagem do cuidado durante todo o ano. O Seminário foi o primeiro grande evento presencial e devido a grande procura, a segunda edição já está sendo discutida.

Na programação cultural, o Sarau do Capão transformou as adversidades e o racismo sofrido no dia a dia em poesia e A Quatro Vozes em Trio agraciou com músicas históricas que remetem às origens e cultura africana.

A importância de se falar de saúde da população negra para profissionais de saúde

“Com as vagas preenchidas rapidamente, a organização percebeu a importância e interesse entre os profissionais da Atenção Primária e o quanto essa discussão precisa ser fomentada para garantir uma melhor forma de cuidado das pessoas negras no SUS”, justifica Joana Carvalho, coordenadora do GT e membro da organização.

Rita Borret, coordenadora do GT, presidente da Amfac- RJ e membro da organização explica que com o retorno dos participantes sobre a temática escolhida reforça a importância da discussão. “Percebemos que precisamos ainda discutir muito e cada vez mais. Dentro do grande tema saúde da população negra existe uma série de questões que precisam ser discutidas, aprofundadas para melhorar esse tipo de cuidado”.

As fotos do evento estão disponíveis no link: https://bit.ly/2X2idzi

Enquanto o próximo seminário é organizado, as próximas abordagens serão no CBMFC 2019 em Cuiabá, além das atividades permanentes do GT: https://www.sbmfc.org.br/grupo-de-trabalho-de-saude-da-populacao-negra/