Ellis Busnello: um legado eterno para a medicina de família e comunidade

20 de julho de 2023

Por Airton Tetelbom Stein, médico de família e comunidade pelo Murialdo em 1983, chefe do Departamento de Saúde Coletiva da UFCSPA e médico de família e comunidade do Grupo Hospitalar Conceição

 

 

O professor Ellis Darrigo Busnello será sempre lembrado com uma pessoa brilhante em tudo que se envolvia. Felizmente, ele se envolveu muito na formação de médicos de família e comunidade. Ao dedicar-se na formação de médico de família e comunidade, ele já era um psiquiatra reconhecido com uma linha de pesquisa muito consistente.

O professor Busnello não estava satisfeito com o modelo tradicional de atendimento, o qual era muito fragmentado, desumano e não era valorizado o atendimento a saúde mental na atenção primária – e havia necessidade de formar um novo modelo de médico. Esse foi o escopo do seu trabalho: desenvolver um novo sistema assistencial em que o pilar deveria ser o atendimento integral na atenção primária, onde a formação de profissionais com muita competência no diagnóstico e no manejo dos problemas mais prevalentes em uma comunidade.

O Murialdo, vinculado a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul foi uma ilha de excelência no atendimento a partir do final da década de 1970, quando ainda tínhamos poucas iniciativas que incentivavam um perfil de atendimento integral e mais do que isso não tínhamos muitas experiências em nível de residência em medicina de família e comunidade no país. E por iniciativa do Busnello, esse caminho foi trilhado com a sua liderança e gerou muito impacto na qualidade da formação, assim como um benefício a população vulnerável na região leste de Porto Alegre.

Em 1998, eu defendi o doutorado sob a orientação do professor Busnello no curso de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O trabalho teve como título “Acesso à Atendimento Médico Continuado: uma estratégia para diminuir consultas não urgentes em serviços de emergência”. Essa pesquisa foi essencial para uma discussão no modelo assistencial e incentivou vários jovens estudantes de medicina que se interessaram por buscar a sua formação na nossa especialidade, assim como o meu ingresso na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

O legado de líderes brilhantes como o Professor Ellis Darrigo Busnello e do Dr Carlos Grossman devem ser lembrados pelos jovens médicos de família e comunidade, principalmente porque a minha geração de médicos teve o privilégio de conviver com professores que ensinavam de uma forma inovadora e com muita inspiração como ser um médico que exercia a profissão com arte e com embasamento científico. Acima de tudo, essa formação era muito estimulada para valorizar o método clínico centrado na pessoa com solicitação de exames, apenas quando havia necessidade – em outras palavras era muito valorizado a escuta ativa dos problemas do paciente e procurar implementar ações para manejar os determinantes sociais. Como produto final, percebia-se que a formação de recursos humanos com o foco na pessoa e com o desenvolvimento de pesquisa eram essenciais para melhorar a qualidade de vida da nossa população.

O professor Busnello era um incentivador, em conjunto com o professor Grossman na formação de um médico com visão humanista, resolutivo e trabalhando com uma equipe multidisciplinar com o intuito de melhorar a qualidade de vida – particularmente de ações comunitárias que integrassem atendimento aos problemas físicos, mentais e sociais. Ainda que muito triste notícias de perda dos nossos grandes mestres, mostra para a minha geração de médicos, assim como para os jovens médicos de família e comunidade que esses grandes líderes deixaram um legado que vale a pena buscar incentivar uma atenção primária em saúde resolutiva e com uma visão integral. Muito obrigado aos nossos professores e inspiradores!