Entidades médicas unidas pela saúde do DF

14 de agosto de 2020

A ABMFC participou hoje de reunião com as representações da SES-DF, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira – Regional DF, Sociedade de Infectologia do Distrito Federal, Sociedade Brasiliense de Doenças Torácicas e Sociedade de Pediatria do Distrito Federal com o objetivo de analisar as novas diretrizes para Covid-19.

As diretrizes foram aprovadas por todas as entidades médicas presentes na reunião, que anunciaram a disposição de produzir material em conjunto para divulgar as melhores evidências no enfrentamento da pandemia.
As entidades produziram nota conjunta com o seguinte teor:

“As diretorias da Associação Brasiliense de Medicina de Família e Comunidade, Associação de Medicina Intensiva Brasileira – Regional DF, Sociedade de Infectologia do Distrito Federal, Sociedade Brasiliense de Doenças Torácicas e Sociedade de Pediatria do Distrito Federal manifestam-se, através desta nota, em apoio às novas diretrizes de tratamento de pessoas acometidas pela covid-19 adotadas pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e apresentadas às nossas entidades em reunião realizada em 13 de agosto de 2020.

Consideramos importante, especialmente em um momento histórico onde as evidências científicas não são consideradas em diversas situações envolvendo a saúde pública, termos uma instituição que adote diretrizes que respeitam o conhecimento científico, a segurança e o bem-estar das pessoas.

Entendemos que o tratamento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus deve seguir o que apontam as melhores evidências produzidas por pesquisadores de todo o mundo, revisados por pares e que utilizam o método científico como referência, buscando o caminho oposto do obscurantismo e da politização.

Agradecemos a oportunidade de discutir o tema com a SES-DF e informamos à população que nossas entidades, representantes de seus médicos e médicas especialistas, estarão unidas no sentido de acompanhar e contribuir com as políticas públicas de saúde no Distrito Federal.

Brasília, 13 de agosto de 2020

Associação Brasiliense de Medicina de Família e Comunidade
Associação de Medicina Intensiva Brasileira – Regional DF
Sociedade de Infectologia do Distrito Federal
Sociedade Brasiliense de Doenças Torácicas
Sociedade de Pediatria do Distrito Federal”