Erno Harzheim será secretário executivo adjunto da nova gestão do Ministério da Saúde

20 de dezembro de 2018

Secretário da saúde de Porto Alegre durante a atual gestão municipal, Erno Harzheim, médico de família e comunidade, assumirá o cargo de secretário executivo adjunto do Ministério da Saúde.

Harzheim foi coordenador, durante dez anos, do TelessaúdeRS-UFRGS, núcleo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFRGS responsável por inovar e expandir a telemedicina e telessaúde em apoio à Atenção Primária.

“Nosso principal desafio será o de priorizar e qualificar a Atenção Primária à Saúde no SUS, com ênfase no papel do Medico de Família e Comunidade”, explica.

É Doutor em Medicina Preventiva e Saúde Pública pela Universidade de Alicante, Espanha, com pós-doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua na área acadêmica como professor associado do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da UFRGS e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da mesma instituição. Suas pesquisas focam na avaliação de sistemas e serviços de saúde, principalmente na avaliação de serviços de APS, assim como na efetividade de inovações em saúde.

Na área científica, tem mais de 60 artigos publicados em periódicos do Brasil e do exterior, nos seguintes temas: Medicina de Família e Comunidade, Epidemiologia, Atenção Primária, Avaliação de Serviços de Saúde, Telemedicina e Telessaúde, Doenças Cardiovasculares e HIV/AIDS.